(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Secretaria de Defesa do Consumidor fará atendimento para evitar golpes virtuais em idosos

Secretaria de Defesa do Consumidor fará atendimento para evitar golpes virtuais em idosos

Com a proximidade das ofertas da Black Friday é necessário alertar os idosos sobre os vários riscos de golpes virtuais

Com a proximidade da Black Friday, os riscos de golpes financeiros aumentam. De olho na população idosa, que tem menos familiaridade com o ambiente digital, golpistas fazem suas vítimas em crimes virtuais. Para garantir a segurança digital aos idosos, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) estará nos bairros da região metropolitana do Rio orientando a população contra as fraudes e golpes virtuais. A ação começa na terça-feira (1º) na Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, das 13h às 16h. Na quinta-feira (3), o atendimento da Sedcon será na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, na Zona Sul, também entre 13h e 16h. A ação continuará até o Natal, em outros locais a serem definidos.

Um levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) apontou que, nos seis primeiros meses deste ano, houve 78% de aumento de casos de estelionato envolvendo idosos. De janeiro a junho de 2022 foram registrados 14.386 contra 8091 no mesmo período do ano passado.

– Tendo em vista o aumento do golpe de fraudes de internet, compras eletrônicas e WhatsApp, principalmente na população idosa, a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor vai iniciar uma ação educativa para orientar a população geral, principalmente os idosos, a não cair nesse tipo de golpe. A melhor maneira de combatermos essa fraude é através da orientação da população. Essa ação vai perdurar de agora até o Natal porque é o período onde detectamos esse tipo de crime de fraude – ponderou o secretário, Rogério Amorim.

Durante a ação da Sedcon, a população receberá um folheto educativo com algumas dicas que podem ajudar o público a navegar na internet e fazer as suas compras com mais segurança: desconfie de ofertas muito vantajosas; verifique a autenticidade das informações; desconfie das mensagens estranhas enviadas por WhatsApp; saiba que nenhum banco envia mensagens por WhatsApp; não comprometa mais de 30% da sua renda com empréstimos, entre outras.

Um estudo da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) revela que no período de quarentena, em 2020, houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. Ainda de acordo com a instituição, destacam-se os crimes que usam a engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões. Caso a pessoa seja vítima de um golpe como esses, a orientação é fazer um boletim de ocorrência e notificar o banco o quanto antes.

Foto: Carlos Magno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *