(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

SAÚDE: PREFEITURA DE ITAPERUNA REFORÇA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O “DEZEMBRO VERMELHO”

SAÚDE: PREFEITURA DE ITAPERUNA REFORÇA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O “DEZEMBRO VERMELHO”

“Dezembro Vermelho” terá uma série de programação oferecido pela Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, junto a Coordenação do Programa IST/AIDS deu início nesta quarta-feira (1º), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, nas dependências do Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, a Campanha “Dezembro Vermelho”, que marca o calendário como período que reforça a conscientização e a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  De acordo com a coordenadora do Programa IST/AIDS, Débora Hypólito as UBS do Município vão trabalhar em conjunto com o Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, reforçando e ajudando na conscientização e realização de testes rápidos, com segurança e com sigilo absoluto e com resultado em até 15min. “Nossa equipe trabalha com ética. As pessoas não precisam ficar com medo de se expor. O teste é muito importante. Quanto mais cedo diagnosticar, mais cedo você começa o tratamento”, completa a coordenadora.

Coordenadora do Programa IST/AIDS, Débora Hypólito

– O diagnóstico precoce é o fundamental. Temos disponível a Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP), ou seja, quando uma pessoa se expõe a uma situação de risco; teve uma relação sem usar preservativo ou o preservativo estourou, essa pessoa tem um prazo de 72h para procurar uma unidade de Saúde para começar a fazer uso de medicamentos que impeça que ela venha contrair o HIV – disse Débora Hypólito, ressaltando que o prazo é fundamental e que a medicação está disponível tanto no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos quanto na UPA e no P.U. , esses dois últimos com funcionamento 24h.

Segundo a secretária de Saúde, Adriana Levone “A Secretaria já realiza campanhas de prevenção e ações durante todo o ano e seguirá todo o mês de dezembro com mutirão de testagem rápida no Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, além de campanhas informativas de prevenção e de testagem de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município”.

Secretária de Saúde, Adriana Levone

– Importante ressaltar que ações dessa natureza geram uma conscientização na população itaperunense. A manutenção dos exames bem como o diagnóstico rápido são muito importantes. É um pedido do prefeito Alfredão que todos os Programas de Saúde oferecidos pela municipalidade tenham celeridade, sempre respeitando os assistidos – relatou Adriana Levone.

Segundo a coordenadora Administrativa do Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, Simone Boechat Tinoco, “a população itaperunense, bem como todos que recebem ajuda ou auxílio pelo Programa, devem procurar atendimento sem receio”.

Coordenadora Administrativa do Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, Simone Boechat Tinoco

– Todos serão muito bem acolhidos pela equipe do programa. É um pedido que a secretária Adriana Levone sempre faz. Quanto mais cedo tiver um diagnóstico, melhor a qualidade de vida desses pacientes –  acrescentou Simone Tinoco.

Representando o prefeito Alfredo Marques Rodrigues e o vice Nel, o secretário de Governo, Murillo Gouvêa disse que “o combate ao preconceito serve para demonstrar a eficiência dos atuais tratamentos médicos que vem garantindo qualidade de vida aos que convivem com HIV, entre outras doenças sexualmente transmissíveis”.

Secretária de Governo, Murillo Gouvêa

– A Secretaria de Saúde, na pessoa da secretária Adriana Levone está de portas abertas para o atendimento da população itaperunense. Temos excelentes profissionais e nosso Posto de Saúde está muito afinado com o pedido do prefeito Alfredão e vice, Nel: saúde para todos – finalizou Murillo Gouvêa.

Participaram do evento, o secretário de Governo Murillo Gouvêa (representando o prefeito Alfredão e o vice Nel); a secretária de Saúde, Adriana Levone; a coordenadora Administrativa do Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, Simone Boechat Tinoco; a coordenadora do Programa IST/AIDS, Débora Hipólito, a vereadora Vivi Dentista, além de diversos profissionais da área da saúde municipal, entre outros.

Evento reuniu profissionais da área da Saúde municipal

Secretaria de Saúde vai realizar ações de reforço na conscientização do “Dezembro Vermelho”

As ações de reforço na conscientização seguem ao longo do mês com auxílio das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os locais orientarão a população quanto à importância da prevenção, testagem de rotina, uso de preservativos e tratamentos.

MATÉRIA: ANDRÉ GARCIA/FOTOS: IMAGENS DA INTERNET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *