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RJ-186 VAI SER PRIVATIZADA E TERÁ COBRANÇA DE PEDÁGIO. CESSÃO SERÁ DE 25 ANOS E A PREVISÃO É QUE A LICITAÇÃO ACONTEÇA ATÉ O FIM DO ANO

RJ-186 VAI SER PRIVATIZADA E TERÁ COBRANÇA DE PEDÁGIO. CESSÃO SERÁ DE 25 ANOS E A PREVISÃO É QUE A LICITAÇÃO ACONTEÇA ATÉ O FIM DO ANO

 O Governo do Estado, por meio das secretarias de Planejamento e Gestão e de Transportes, realizou um evento online para exposição do projeto de concessão das rodovias estaduais RJ-122, RJ-158, RJ-160 e RJ-186 (Eixo Noroeste) e RJ-244. Representantes de 26 empresas e da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ) conheceram detalhes do planejamento para as estradas fluminenses. A RJ-186 é uma importante rodovia do Noroeste. Com 102 quilômetros de extensão, liga a divisa com Minas Gerais em Santo Antonio de Pádua à sede do município de Bom Jesus do Itabapoana e ainda passa por São José de Ubá. Em Itaperuna, cruza com a BR-356 . A RJ-186 é usada principalmente pelos itaperunenses que frequentam as praias do litoral Capixaba.

Foram apresentados resultados dos estudos técnicos das concessões, com indicação de parâmetros básicos de engenharia, além de informações sobre aspectos financeiros e jurídicos da concessão.

– Esse projeto é de grande importância para o desenvolvimento do interior do estado e, consequentemente, para a retomada econômica liderada pelo governador Claudio Castro. O trabalho nas rodovias vai reduzir os custos logísticos e ainda agilizar a mobilidade – ressaltou o subsecretário de Concessões e Parcerias, da Secretaria de Planejamento e Gestão, Thiago Martinho.

Neste primeiro lote, 240 km de estradas do Norte e Noroeste do RJ serão concessionados, com previsão de investimento de R$ 1,2 bilhão e geração de 1.500 empregos diretos e 4.000 indiretos. A cessão será de 25 anos e a previsão é que a licitação aconteça até o fim do ano.

Consulta pública – O período da Consulta Pública das rodovias RJ-122, RJ-158, RJ-160 e RJ-186 (Eixo Noroeste) e RJ-244 foi ampliado e vai até o dia 9 de junho.
Os interessados poderão participar enviando contribuições e tirando dúvidas sobre os documentos da licitação. Toda a documentação e informações estão disponíveis no site http://www.facilita.rj.gov.br

A Consulta Pública é um procedimento de participação social nas ações do governo, em que o cidadão pode dar opiniões, solicitar informações ou realizar críticas e contribuições em relação às ações e documentos apresentados. O Estado analisa e responde publicamente, por meio de um relatório, a todos os cidadãos participantes do processo.

Projetos de concessões – A privatização das rodovias faz parte do pacote de projetos que planejam a retomada econômica do Rio de Janeiro. Para acelerar o desenvolvimento fluminense, o Governo do Estado lançou o Facilita RJ, um programa de concessões de serviços e ativos estaduais que serão assumidos pela iniciativa privada. São projetos nas áreas de transporte, urbanismo, meio ambiente e eficiência energética.

RJ-186 – A RJ-186 é uma importante rodovia do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Com 102 quilômetros de extensão, liga a divisa com o Estado de Minas Gerais, no município de Santo Antônio de Pádua, à sede do município de Bom Jesus do Itabapoana.

A RJ-186 corta o Município de Bom Jesus do Itabapoana. Rodovia é usada principalmente pelos itaperunenses que frequentam as praias do litoral Capixaba

Partindo do distrito de São Pedro de Alcântara, passa pelo distrito de Marangatu, e pela sede de Santo Antônio de Pádua, onde cruza com a RJ-116. Logo depois segue pelos distritos de Ibitiguaçu e Monte Alegre, e atravessa o município de São José de Ubá, do qual é o principal acesso. Em Itaperuna, cruza com a BR-356 e passa por diversas localidades rurais, até chegar a Bom Jesus, na divisa com o Espírito Santo.

Em diversos trechos, a rodovia encontra-se em precário estado de conservação, com isso fez em que o Governo do estado a colocasse entre as rodovias que estaram a ser concessionada.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colaborou com a matéria, André Brites, da cidade de Bom Jesus do Itabapoana/RJ – Foto: André Brites

 

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