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Novo Portal do ITD traz informação e serviços sobre o imposto no Estado do RJ

Novo Portal do ITD traz informação e serviços sobre o imposto no Estado do RJ

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) lançou um novo portal com todas as informações e serviços relacionados ao Imposto sobre Transmissão Causa-Mortis e Doações de Quaisquer Bens e Direitos (ITD). O objetivo do novo site é tornar o pagamento e outros temas ligados ao tributo mais ágeis e acessíveis para todos os contribuintes. O novo Portal do ITD poderá ser acessado diretamente pelo endereço https://portal.fazenda.rj.gov.br/itd/ ou pelo ícone do ITD no Portal da Fazenda.

O procedimento foi dividido em quatro etapas – Cadastro, Declaração e Guia, Darj e Pagamentos e Processos Administrativos – com informações detalhadas sobre como proceder em cada uma delas.

– Esse é o primeiro passo rumo à melhoria na relação entre a Fazenda e o contribuinte. O novo Portal do ITD vai proporcionar uma experiência mais amigável para quem precisar do serviço – explica o secretário de Estado de Fazenda, Nelson Rocha.

Também estarão no novo Portal do ITD informações sobre parcelamento do imposto e impugnações, além da legislação referente ao tributo.

– As análises indicaram que muitas das origens das reclamações dos usuários estavam baseadas em uma disposição de layout, com informações pouco amigáveis ou em uma linguagem pouco familiar ao usuário – destaca Celino Cesário Moura, subsecretário de Receita.

Assistente virtual e linguagem de Libras aprimoram a prestação de serviços

A acessibilidade foi incluída dentro desse conceito de experiência amigável. Todo o novo Portal do ITD está acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outra novidade é a Nara, a assistente virtual que vai orientar os contribuintes. Ela vai dar as instruções de acordo com as opções escolhidas pelo usuário.

A busca constante pela melhoria no atendimento motivou as equipes da Sefaz-RJ no desenvolvimento do portal, pensado para facilitar a vida do contribuinte. O site foi lançado na última quarta-feira (01/09), mas nas últimas 48 horas passou por ajustes para atendimento à população.

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