(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

EX-PRIMEIRA-DAMA DE ITAPERUNA, CAMILA ANDRADE PIRES, ESTAVA NOMEADA NA EMUSA DESDE JULHO DE 2021

EX-PRIMEIRA-DAMA DE ITAPERUNA, CAMILA ANDRADE PIRES, ESTAVA NOMEADA NA EMUSA DESDE JULHO DE 2021

Segundo o MP, há suspeitas de nepotismo, contratação de funcionários-fantasmas e possíveis “prática de rachadinha”. Distância entre Itaperuna até a sede da Emusa em Niterói é de aproximadamente 370 km

Documentos em poder do Jornal O Itaperunense, revelam que a ex-primeira-dama do Município de Itaperuna, Camila Andrade Pires, foi contratada pela Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento) no dia 1º de Julho de 2021. O órgão é responsável por obras de saneamento e urbanismo em Niterói, cidade da Região Metropolitana. Em dois anos, o número de contratações na empresa dobrou e passou de mil. Camila Andrade Pires exercia o cargo comissionado de “Função de Assessoramento Técnico” e foi exonerada no último dia 31 de março. Ela exerceu o cargo em comissão pelo período de 1 ano e 8 meses.

Depois das denúncias de falta de transparência, o Ministério Público do Rio (MPRJ) protocolou uma Ação Civil Pública contra a Emusa. Há suspeitas de nepotismo e de contratação de funcionários-fantasmas. Um dos inquéritos do MPRJ também busca verificar informações sobre possíveis “prática de rachadinha”. As exonerações aconteceram após denúncias do uso da Emusa como “cabide de emprego” para cargos comissionados. Alguns comissionados recebiam salários que chegavam a quase R$ 10 mil, segundo apurou o MP. A lista de nomeações abrigava parentes de políticos, integrantes de partidos e aliados políticos.

Mas não para por aí. Além de Camila Andrade Pires, outros nomes de Itaperuna apareceram na lista de exonerações. São eles: Jessica Azevedo Santos Goulart, Jonny Paz Oliveira, Helaine Moreira Canto, Betania de Oliveira Santos Souza, Milton Cesar da Silva, além da filha do ex-prefeito de Itaperuna, Marcus Vinícius de Oliveira Pinto (PDT), Isabella Bastos Pinto. Todos exerciam o cargo comissionado de “Função de Assessoramento Técnico” e também foram exonerados no último dia 31 de março. Vale ressaltar que a distância entre Itaperuna até a sede da Emusa é de aproximadamente 370 km.

Segundo documento obtido no Site do TCE/RJ, Camila Andrade Pires exerceu o cargo em comissão  de “Função de Assessoramento Técnico” pelo período de 1 ano e 8 meses. Ela foi contratada no dia 1º de julho de 2021. No documento extraído, consta os últimos 12 meses da nomeação

Uma busca mais apurada nas redes sociais, revelam que o ex-prefeito de Itaperuna, Dr. Vínicius e a ex-primeira-dama, Camila Andrade Pires participaram ativamente na campanha política do então candidato a governador pelo PDT, Rodrigo Neves (ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo da Prefeitura) e de Vitor Junior (eleito deputado estadual pelo PDT).

No dia 12 de abril, o MPRJ, por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania de Niterói, instaurou mais três inquéritos civis para apurar irregularidades envolvendo nomeações e contratações feitas pela Autarquia. Um dos inquéritos busca verificar informações sobre possíveis ‘funcionários-fantasmas’ e também a prática de “rachadinha” na Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento. A promotoria recebeu denúncias de que algumas pessoas receberam remuneração sem trabalhar ou que atuaram em desvio de finalidade, beneficiando também terceiros.

Mesmo sob pressão do Ministério Público Estadual (MPRJ), a Emusa, vinha mantendo mais de 1.200 funcionários recebendo salários sem precisar trabalhar. O levantamento foi feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE/RJ). A última diligência do MP constatou que nem todos comissionados apareciam para trabalhar na empresa. Os demais só compareciam no fim do mês, nos caixas eletrônicos, para receber os salários.

Confira as exonerações acessando o link abaixo:

http://www.niteroi.rj.gov.br/wp-content/uploads/do/2023/03_Mar/31.pdf

Matéria: André Garcia/Documento obtido no Site do TCE/RJ/Fotos: Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *