Objetivo é chamar a atenção de quem está ao volante para evitar acidentes e salvar vidas de animais
O Governo do Estado incluiu no calendário oficial a Semana Estadual Eu Freio para os Animais. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (23) e tem como objetivo conscientizar motoristas sobre a importância dos cuidados com os animais nas ruas e estradas. A data será realizada anualmente na semana do dia 4 de outubro, em que também é celebrado o Dia Mundial dos Animais.
A inclusão da data reforça a importância da proteção animal, especialmente daqueles que vivem em situação de abandono, sejam domésticos ou silvestres, e circulam por vias urbanas, rodovias e áreas de grande movimentação de veículos.
A iniciativa busca ampliar a conscientização dos motoristas sobre a necessidade de dirigir com atenção e reduzir a velocidade ao perceber a presença de animais, contribuindo para evitar atropelamentos e para a preservação da vida animal.
A Semana Estadual Eu Freio para os Animais contará com ações de conscientização e blitzes educativas, com o objetivo de orientar a população sobre a importância do respeito e da proteção aos animais.
Dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) indicam que cerca de 300 mil animais são atropelados anualmente no Paraná. (Foto: Arquivo/CMC)