(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

ACESSIBILIDADE: ITAPERUNA GANHA A CENTRAL DE LIBRAS

ACESSIBILIDADE: ITAPERUNA GANHA A CENTRAL DE LIBRAS

A Central de Libras é voltada para criação de políticas públicas, além de suporte aos surdos da cidade

Em Itaperuna, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, participou da solenidade de inauguração da Central de Libras, realizada na última terça-feira, 26. A Central de Libras, novo equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; é voltada para criação de políticas públicas, além de suporte aos os surdos da cidade. Dentre os objetivos do espaço, promover acessibilidade no âmbito municipal aos cidadãos surdos, que necessitam de apoio linguístico para acessar os espaços públicos e os serviços oferecidos pelo município.

O solicitante ou seu representante só precisará ir até a Central, agendar a presença do intérprete no local do serviço necessário para tradução. Estão disponíveis serviços para consultas médicas, Detran, agências bancárias e todas demandas que forem necessárias para o avanço da inclusão.

De acordo com o prefeito Alfredão, a Central de Libras é uma conquista de todo o município. “Eu entendo que a Central de Libras é uma conquista de todos, nosso município vem trabalhando fortemente, buscando melhorias para a nossa cidade. E atender a essa parcela da nossa população era um sonho, que está sendo realizado. Nossa administração tem um compromisso com o social e em nome do secretário Olliver, parabenizo a todos por esse importante projeto”, diz Alfredão.

Olliver Trajano, secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, disse que esta data entrará para a história do município. “Hoje foi um dia muito importante para a história da nossa cidade! Aconteceu a inauguração da Central de Libras que tem como objetivo oferecer suporte 24 horas, para a comunidade surda de Itaperuna. Gostaria de parabenizar o vereador Jeffinho Boa Ventura pela autoria da Lei Nº 974/2021, que pauta a criação deste espaço, que é prioritário para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva”, diz o secretário.

Olliver aproveitou a oportunidade a fim de agradecer outras personalidades. “Aproveito o ensejo a fim de agradecer o Paulo Mousinho e Willian Correa da Federação de Surdos do Rio de Janeiro. Agradeço muito a colaboração do meu amigo Robinho Enfermeiro, que esteve junto desde o início deste projeto. E ao nosso prefeito Alfredão, que tem sido incansável quando o assunto é avanço para o nosso município. Para mim, tem sido uma honra trabalhar ao lado de pessoas tão comprometidas com a inclusão social, e combate às desigualdades”, finaliza o secretário.

Também participaram da solenidade Emanuel Medeiros (Nel), vice-prefeito; Dr. Filipe Castro, defensor público; os vereadores Sinei Torresmo, Jeffinho Boa Ventura, Adenilson Zacharias; demais autoridades e convidados. A Central de Libras funcionará na sede da Prefeitura de Itaperuna, localizada na Rua Isabel Vieira Martins, 131, Bairro Cidade Nova.

Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *