(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

MULHERES EM SITUAÇÃO DE RISCO TERÃO PRIORIDADE PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

MULHERES EM SITUAÇÃO DE RISCO TERÃO PRIORIDADE PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

Mulheres em situação de risco terão prioridade na emissão da carteira de identidade, carteira de trabalho e documentos de identificação ou cadastros oficiais. É o que determina o projeto de lei 272/21, da deputada Martha Rocha (foto), do PDT, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única nesta terça-feira (9). A medida será encaminhada ao governador em exercício, Cláudio Castro, que terá até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

De acordo com o texto, a prioridade do atendimento será mediante a apresentação de um dos seguintes documentos: termo de encaminhamento de unidade de proteção e atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar; e o termo de Medida Protetiva expedida por juiz. Caso necessite, a mulher poderá solicitar atendimento reservado. O projeto deverá ser regulamentado pelo Executivo.

“Além da violência física e moral, muitas vezes os parceiros das vítimas destroem os documentos da companheira, submetendo-a a mais um problema de complicações de ordem civil e todos os agravantes, que apenas atrapalham e dificultam a vida da mulher agredida, na hora de seu recomeço profissional ou puramente como cidadão livre. Atualmente, a cidadã precisa fazer agendamento ou buscar uma senha presencial que só lhe garante o atendimento após a espera de alguns dias. Com a aprovação do projeto, ela pode se dirigir às agências de emissão de documentos e ter a prioridade na solução do problema”, argumentou Martha Rocha.

FONTE: ALERJ/FOTO: IMAGENS DA INTERNET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *