(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Covid-19: paciente de Juiz de Fora com suspeita de variante indiana tem quadro estável. Há outro caso em acompanhamento na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro

Covid-19: paciente de Juiz de Fora com suspeita de variante indiana tem quadro estável. Há outro caso em acompanhamento na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro

O quadro de saúde do paciente em Juiz de Fora com suspeita da variante indiana é considerado estável. A informação foi confirmada ao G1 nesta terça-feira (25) pela assessoria da Santa Casa de Misericórdia onde ele está internado e cumpre isolamento. Há outro caso em acompanhamento na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado do Rio de Janeiro. O homem também retornou da Índia e testou positivo para a Covid-19 e é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade fluminense.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o caso é o primeiro em investigação em Minas Gerais. A Prefeitura também acompanha a situação.

De acordo com a Administração, trata-se de um trabalhador brasileiro, de idade não divulgada, residente em Juiz de Fora, e que chegou da Índia na semana passada.

“O caso é monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a chegada do paciente ao município. A partir do desembarque, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o acompanhamento e monitoramento, e, assim que os primeiros sintomas foram apresentados, todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática”, informou a Prefeitura.

O paciente está isolado dentro do hospital e o material biológico colhido foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para realização do sequenciamento genético. Ainda não há previsão de quando sairá o resultado.

Há outro caso em acompanhamento na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado do Rio de Janeiro. O homem também retornou da Índia e testou positivo para a Covid-19 e é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade fluminense.

Estado acompanha o caso
Em nota, a SES-MG informou que “acompanha o primeiro caso suspeito da variante indiana no estado e que apesar do diagnóstico confirmado de Covid-19 do paciente, proveniente da Índia, o sequenciamento genético da amostra encontra-se em andamento, não sendo possível afirmar, até o momento, que se trata de caso associada à nova cepa”.

Ainda conforme a SES-MG, o paciente e os contatos dele “são monitorados pelas vigilâncias Municipal e Estadual, a fim de evitar a propagação da cepa indiana na região, caso esta seja confirmada”.

Variante indiana
Na última quinta-feira (20), o Instituto Evandro Chagas, ligado ao Ministério da Saúde, confirmou o primeiro registro da variante indiana no Brasil, ocorrido no litoral do Maranhão. Há a confirmação de seis pessoas infectadas até o momento, que chegaram no país a bordo de um navio cargueiro vindo da África.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante é classificada como um tipo “digno de preocupação global”.

A OMS disse ainda que a linhagem predominante da B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *