(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Com ajuda de Castro, deputado Márcio Pacheco é eleito para vaga de conselheiro do TCE

Com ajuda de Castro, deputado Márcio Pacheco é eleito para vaga de conselheiro do TCE

O deputado estadual Márcio Pacheco (foto), do PSC, líder do governo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), foi eleito com 47 votos para a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A eleição de Pacheco foi chancelada e ganhou um belo empurrãozinho do governador Cláudio Castro (PL), que começou a operar politicamente na última semana para conquistar votos para o deputado e selar acordos para derrubar outras candidaturas concorrentes.

O partido do governador não estava fechado inicialmente com Pacheco, mas os parlamentares que tinham prometido voto no concorrente, Rosenverg Reis (MDB), foram convencidos por Castro a mudar de posição.

A estratégia do Palácio Guanabara começou no domingo, quando o governador passou a ligar para os deputados, pedindo votos para Pacheco. O segundo movimento para derrotar Rosenverg foi convencer o terceiro deputado que tinha chances na briga, Val Ceasa (Patriotas), a retirar sua candidatura.

O dedo de Castro na eleição para o TCE foi considerado uma interferência indevida por parte dos parlamentares. A turma que apoiava Rosenverg também esperou um gesto do presidente da Assembleia, André Ceciliano (PT). Ele teria um acordo com a família de Caxias — mas acabou desaparecendo as articulações políticas em torno da vaga.

A consequência mais esperada é o balde de água fria sobre a possibilidade do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis, irmão de Rosenverg, compor a chapa à reeleição como vice de Castro. Com Pacheco agora eleito, a crise deflagrada entre Reis e Castro definitivamente reaquece a longa fila de candidatos para concorrer ao Palácio Guanabara ao lado do governador.

Por: Filipe Vidon

Coluna Extra, Extra – Berenice Seara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *