(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPERUNA ACELERA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPERUNA ACELERA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Itaperuna está acelerando a vacinação contra a Covid-19 no Município. Nessa semana estão sendo aplicadas a 1ª dose do novo calendário de vacinação. Na terça, foram vacinadas pessoas na idade de 53 anos; na quarta, 51 e hoje, 49 anos de idade ou mais. Estão sendo aplicadas também a 2ª dose da vacina, seguindo o cronograma de vacinação, bem como os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A SMS continua mantendo o Centro de Saúde Dr. Raul Travassos para vacinação de gestantes ou puérperas com ou sem comorbidade, no horário das 8h às 15h. No Centro Poliesportivo de Itaperuna, a Secretaria Municipal de Saúde está vacinando das 8h às 14hs. Podem ser vacinados no Poliesportivo, mulheres amamentando até 12 meses (com laudo médico comprobatório); pessoas com comorbidades na faixa etária de 18 anos ou mais com apresentação de laudo médico e junto a receita de medicamentos; pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais, com apresentação obrigatória de laudo médico ou Cadastro  no BPC – Benefício de Prestação Continuada; profissionais da área da Saúde que atuam no Município de Itaperuna com 18 anos ou mais além, dos profissionais da área da Educação, que atuam no Município de Itaperuna (Ensino Fundamental, Médio e Superior, além do Ensino Profissionalizante). É obrigatório a apresentação da declaração da Instituição de Ensino que comprove a atuação do profissional, ou a apresentação do contracheque.

Marcelo Ferreira da Silva, secretário municipal de Saúde junto a profissionais da Pasta sempre acompanhando a vacinação contra a Covid-19 no Centro Poliesportivo de Itaperuna

Organização – A SMS de Itaperuna se organizou e planejou uma vacinação ágil, de forma rápida e segura para atender a todos, sempre seguindo os protocolos de segurança da OMS, dando segurança tanto para os profissionais quanto para os assistidos. Com profissionais qualificados, a vacinação segue essa semana e a meta é imunizar o maior número de pessoas possíveis, tanto na 1ª dose quanto na segunda dose.

Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna  se organizou e planejou uma vacinação ágil e com segurança tanto para os profissionais de Saúde de Itaperuna quanto para os assistidos

SMS segue vacinando respeitando os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde

Profissionais envolvidos na campanha de imunização contra a Covid-19 em Itaperuna que estão atuando na linha de frente no Centro Poliesportivo de Itaperuna

Estado acelera Calendário de Vacinação em acordo com os 92 municípios – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publica, nesta quinta-feira (1º), a terceira edição do Calendário Único de Vacinação contra Covid-19 do Estado. A nova versão acelera as datas de vacinação dos grupos por faixa etária, prevendo o término da aplicação da primeira dose até o fim de agosto. No mês de julho, será imunizada a população de 54 a 35 anos. Em agosto, as pessoas entre 34 e 18 anos.

Gestantes, puérperas e lactantes – A SES enviou na quarta-feira (30 de junho), um ofício aos 92 municípios do Estado orientando que o esquema vacinal das gestantes que tomaram a primeira dose de Oxford/Astrazeneca seja concluído com a segunda dose da vacina da Pfizer. A segunda dose só deve ser aplicada 12 semanas após a gestante ter recebido a primeira dose do esquema vacinal. O mesmo vale para as mulheres que tiveram bebês a menos de 45 dias.

Acesse vídeo com declaração do Secretário de Estado de Saúde Alexandre Chieppe: https://drive.google.com/file/d/1Uwp4fwnlnvSxfWQUDSuJd1JA1L5mZ3JC/view?usp=drivesdk

Saiba mais sobre a Covid-19 – A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.

MATÉRIA E FOTOS: ANDRÉ GARCIA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *