(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Programa Patrulha Rural – Protetores do Campo

Programa Patrulha Rural – Protetores do Campo

Seguindo diretrizes de um planejamento técnico, o programa Patrulha Rural – Protetores do Campo será estendido a outras regiões do interior do estado. Objetivo é reforçar a segurança no meio rural

A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) do Rio de Janeiro lançou a segunda etapa do programa Patrulha Rural – Protetores do Campo para atuar nos municípios de Campos dos Goytacazes, São Fidélis e São João da Barra, no Norte Fluminense. Concebido para enfrentar roubos e furtos em áreas rurais mais remotas, o projeto foi lançado em junho de 2022 em São Francisco de Itabapoana, também no Norte Fluminense.

O objetivo do programa é reforçar a segurança no meio rural, por meio de uma rede de proteção integrando os batalhões que atendem as áreas do interior do estado do Rio de Janeiro, grandes e pequenos proprietários rurais e a população local.

Capacitadas por especialistas da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da SEPM, as equipes do Patrulha Rural atuam de forma preventiva em ações de monitoramento, por meio de uma rede de comunicação eficiente e permanente para garantir a agilidade no atendimento às ocorrências. Dessa forma, também se torna possível o planejamento estratégico das ações que se tornarem necessárias na prevenção a esta modalidade de ação criminosa.

Os policiais destinados ao programa passaram por uma formação específica para essa modalidade de policiamento, compreendendo aulas de tiro policial, atendimento pré-hospitalar tático, polícia de proximidade, abordagem policial, uso de tecnologia de menor potencial ofensivo, legislação de transporte de animais, conceitos e legislação rural, dentre outras.

O cidadão que aderir ao Programa será visitado, e sua propriedade, cadastrada e georreferenciada no banco de dados. Desta forma, este proprietário passará a integrar a rede de proteção “Protetores do Campo” e periodicamente receberá informações de segurança sobre a sua área e a visita rotineira da Patrulha.

A propriedade cadastrada ganha um número próprio para sua identificação no banco de dados, uma placa afixada na porteira com a indicação de que é monitorada pelo programa e o proprietário pode comunicar-se com os policiais durante 24h, todos os dias, por meio de um telefone funcional com WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *