(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Programa Limpa Rio chegou a Itaperuna após pedido do Deputado Jair Bittencourt

Programa Limpa Rio chegou a Itaperuna após pedido do Deputado Jair Bittencourt

Projeto de limpeza e conscientização ambiental visa minimizar transbordamentos e melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha

No dia 24 de abril, o projeto de limpeza e conscientização ambiental, chamado “Programa Limpa Rio”, teve início em Itaperuna, no Valão do Surubi, na localidade que leva o mesmo nome. A chegada deste programa na cidade é resultado de um pedido do Deputado Jair Bittencourt, que tem demonstrado grande preocupação com os municípios afetados pelos períodos de chuva.

Engenheiros do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) já visitaram o local e mapearam a área, e os trabalhos de campo e conscientização já começaram. O programa tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de não descartar lixo de qualquer tipo, como garrafas, sacolas plásticas, móveis, sofás, entre outros, no canal.

Para isso, um técnico social foi designado para trabalhar junto à comunidade, promovendo a conscientização e a educação ambiental. A limpeza do canal até a chegada no Rio Muriaé ajudará a evitar transtornos durante períodos de cheias, melhorando a qualidade de vida da população e o meio ambiente.

A iniciativa do Governo do Estado traz resultados positivos para a população do município, antes mesmo das intervenções serem concluídas. Os moradores reconhecem o trabalho

O Programa Limpa Rio, executado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), abrange a limpeza e o desassoreamento de rios e canais. As intervenções ajudarão a minimizar o transbordamento, evitando enchentes e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população ribeirinha.

O empenho do Deputado Jair Bittencourt em trazer o programa para Itaperuna reflete a importância de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental e a adaptação às mudanças climáticas, especialmente em áreas mais vulneráveis a eventos extremos, como enchentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *