(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Primeira triatleta de Itaperuna, no RJ, se prepara para metragem olímpica no ‘Capixaba de Ferro’

Primeira triatleta de Itaperuna, no RJ, se prepara para metragem olímpica no ‘Capixaba de Ferro’

Simone tem uma vida corrida porque é amadora e não sobrevive do esporte — Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

A maioria das pessoas que ouvem falar do triathlon fica intimidada com o pensamento de ter que treinar para três modalidades diferentes e acabam julgando a modalidade como algo muito difícil. Esse fato, por si só, acaba impedindo uma boa parte de começar – o que é uma pena, porque qualquer um, sim, qualquer um pode fazer triathlon! Não há pré requisitos. A única coisa que você precisa é de algum tempo para se preparar. E a motivação certa para realmente chegar e fazer. Aos 52 anos, Simone Louzada Braga, é a primeira triatleta de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e está em uma de suas melhores fases esportivas. O próximo passo é o preparo para garantir a participação no triathlon em março que acontece na praia da Bacutia, em Guarapari, ES, já que requer um treino intenso. Simone tem uma vida corrida porque é amadora e não sobrevive do esporte. Ela que é bióloga, administradora e empresária no ramo de laboratório de análises clínicas participou no dia 07 de agosto do Ironman 70.3 realizado em Maceió.

O Ironman 70.3 é a metade da modalidade Full. O triathlon começa com a metragem Sprint, depois Olímpica, depois 70.3 e o Full. No Ironman 70.3 de agosto foram 1900 metros de natação, 90 km de bike e 21 km de corrida”; disse. Para quem se tornou triatleta há 1 ano, Simone Braga conta quais foram as maiores dificuldades.”Em dois anos tive que aprender a nadar e a correr. Venho de provas de ciclismo praticando há 12 anos com longa distância. Ano que vem, no dia 19 de março, terei a metragem Olímpica no Capixaba de Ferro onde serão 1500 metros de natação, 40 km de bike e 10 km de corrida. Em 2023 quero participar de um Full também”, explica.


Simone Braga se tornou triatleta há 1 ano. — Foto: Arquivo péssoal/ Divulgação

A idade não foi obstáculo e serviu de motivação. A rotina é intensa e mesmo sem praia para treinos a triatleta segue firme nos treinos. “Meu treino de natação é todo em piscina adequada de 25 metros e são 5 vezes por semana. Faço dois treinos de corrida por dia, sendo um antes de trabalhar por volta das 4 horas e outro à noite”, explica.

Triatleta conta com apoio de uma grande equipe como nutricionista, fisioterapeuta esportivo, treinadores e nutróloga, entre outros. — Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação

Simone Braga foi a primeira mulher de Itaperuna a fazer uma travessia em mar aberto.”Conto com uma equipe grande de apoio. Tenho nutricionista, nutróloga, dois treinadores e um fisioterapeuta. O Cesar Laureano me orienta na musculação, corrida e prepara minhas planilhas de treino e tenho outro instrutor específico de natação que é o Fernando Pinheiro. Mas conto também com o apoio de um amigo que é o Antônio Carlos. Ele vai comigo pra BR, nos treinos de bike nas estradas ele me acompanha”, destacou.

Triatleta vem de provas de ciclismo com longa distância praticando há 12 anos — Foto: Arquivo ´pessoal/ Divulgação

Com informações: ge Inter Tv Esporte/Norte Fluminense

Por Lili Bustilho/Itaperuna/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *