(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Capacitação em saúde da população migrante e refugiada de Itaperuna, RJ

Capacitação em saúde da população migrante e refugiada de Itaperuna, RJ

A capacitação em saúde da população migrante e refugiada de Itaperuna, RJ, acontece nos dias 14 e 15 de setembro, das 9h às 16h, no Colégio Estadual 10 de Maio. É de extrema importância conhecer e identificar de que formas as ações e serviços de saúde estão sendo ofertados aos migrantes, reconhecendo as formas que acessam o sistema público, sendo importante conhecer o grau de conhecimento dos trabalhadores dos serviços públicos municipais, sobre a presença dos migrantes e as vulnerabilidades dessa população, para desenvolver um atendimento justo e digno.

Paula Sales, secretária Municipal de Gabinete, representou o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, que teve outros compromissos de agenda. Também participaram da abertura oficial do evento, a secretária Municipal de Saúde Adriana Levone; Luiza Costa, secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; Amanda da Aidê, secretária Municipal de Esporte e Lazer; Marcelo Poeys, secretário Municipal de Educação; demais autoridades e convidados.

A CAPACITAÇÃO

Dentre os objetivos da capacitação em saúde da população migrante e refugiada, mostrar aos profissionais da área de saúde, que eles são um importante elo de ligação, capaz de assegurar o conhecimento e a chegada do respectivo público, aos serviços do SUS.

Além da importância de se criar políticas municipais, bem como protocolos, para que a Atenção Primária à Saúde possa ser cada vez mais acolhedora e ordenadora das ações de saúde dentro da rede de serviços. Ainda vale salientar o objetivo de construir e implantar uma política municipal de saúde e assistência social voltada à população em situação de refúgio.

PALESTRANTES

Ainda participaram da capacitação em saúde, importantes palestrantes: Juliana Dale Coutinho, Ministério da Saúde; Fernanda da Guia, Ministério da Saúde; Diogo Felix, Organização Internacional para as Migrações; Jessika Maia, Organização Internacional para as Migrações; Lilian Freitas, Secretaria de Estado de Saúde; entre outras autoridades.

Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *