(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Itaperuna: Secretaria de Turismo incentiva cadastramento de empresários do setor ao Ministério do Turismo

Itaperuna: Secretaria de Turismo incentiva cadastramento de empresários do setor ao Ministério do Turismo

Uma forma de dar ainda mais segurança, credibilidade e visibilidade ao turismo local, a Secretaria de Turismo de Itaperuna incentiva empresários do setor turístico do município a se cadastrarem no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo. O secretário da pasta, Marcelo Nascimento, tem visitado algumas empresas e também propriedades rurais que se tornaram pontos turísticos atraindo milhares de pessoas, como o Sítio Taquari Paiol, no distrito de Retiro do Muriaé. Recentemente o secretário esteve no local conhecendo sua riqueza cultural, ambiental e turística.

“A gente sabe que Itaperuna tem uma força muito grande no turismo, muita gente não consegue mensurar isso, mas a riqueza cultural-turística que nós temos é vasta. Hoje conhecendo o Sítio Taquari Paiol e ainda fazendo o cadastro no Cadastur, com essa maravilhosa receptividade da Dona Graça e toda sua família que está à frente do local, é muito gratificante. Nós podemos avançar muito mais com o turismo na cidade”, disse Marcelo.

“A visita do Marcelo e o cadastro no Cadastur estão sendo muito importantes para nós. Já tinha um tempo que queríamos fazer o cadastro para apresentar ao Brasil que temos muita coisa legal aqui pra mostrar, transformando coisas simples em coisas interessantes. Acreditamos que aqui em Itaperuna é possível sim trabalhar o turismo. Estamos há três anos trabalhando com a pousada e esse cadastro está sendo a melhor coisa que estamos fazendo nos últimos tempos. É de grande importância que os outros proprietários de lugares turísticos somem forças e também façam o Cadastur”, disse dona Maria das Graças Magalhães, proprietária do Sítio Taquari Paiol.

Cadastur

O Cadastur é um programa executado pelo Ministério do Turismo e tem o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

De acordo com a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para acampamentos turísticos; agências de turismo; meios de hospedagem; organizadoras de eventos; parques temáticos e transportadoras turísticas.

Quem se cadastra, além de servir como uma importante fonte de consulta para o turista, também garante diversas vantagens e oportunidades, como o acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *