Silvestre José Gorini, médico e ex-prefeito de Varre-Sai, é reconhecido por sua trajetória dedicada à saúde e ao desenvolvimento da cidade
Aos 92 anos e em pleno exercício da Medicina, o ex-prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini (prefeito por três mandatos), será homenageado com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo fluminense. A proposta, de autoria do deputado Thiago Rangel (PMB), foi aprovada em única discussão nesta quinta-feira (14) e destaca a trajetória marcada pela prestação de serviços sociais.
Médico de formação, Gorini dedicou 30 anos à direção do Hospital São Sebastião e atuou por 25 anos como chefe do Posto de Saúde do município, além de atender no Posto de Urgência de Porciúncula. Paralelamente à carreira médica, esteve à frente de entidades culturais e esportivas, como a presidência da Lyra Santa Cecília e do Serrano Esporte Club, além de ter fundado e presidido o Village Club.
Sua atuação política começou com a eleição para prefeito de Varre-Sai, cargo que exerceu pela terceira vez (seu mandato encerrou em dezembro de 2024). Segundo o deputado Thiago Rangel, a homenagem reconhece “uma vida dedicada ao serviço público, à medicina e ao desenvolvimento social, cultural e econômico do município”.