(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Prefeituras do Noroeste Fluminense recebem treinamento do Sebrae sobre Nota Fiscal de Serviço eletrônica Nacional

Prefeituras do Noroeste Fluminense recebem treinamento do Sebrae sobre Nota Fiscal de Serviço eletrônica Nacional

Secretários de Fazenda, auditores fiscais e equipes de TI participaram de oficina em Itaperuna

Com o objetivo de orientar e preparar os gestores públicos para a implementação da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) Nacional, o Sebrae Rio realizou, na terça-feira, em Itaperuna (24), a oficina “NFS-e Nacional na Prática: sua Prefeitura Preparada para a Obrigatoriedade”. Ao todo 28 pessoas, entre secretários, auditores fiscais e equipes de TI de 8 municípios da região participaram do treinamento.

A NFS-e Nacional se tornará obrigatória para todos os municípios brasileiros, a partir de 2026, quando entra em vigor a Padronização Nacional da NFS-e, que vai unificar os procedimentos fiscais para serviços em âmbito nacional. O objetivo é padronizar, tanto o layout quanto o processo de emissão, tornando-o mais ágil e acessível para empresas e para os municípios.

“A NFS-e Nacional representa um avanço significativo na digitalização da gestão fiscal municipal. Ela traz diversas vantagens, como a redução de custos, maior segurança e conformidade fiscal, além de facilitar a fiscalização e aumentar a transparência”, afirma Nelson Rocha Filho, coordenador do Sebrae Rio no Noroeste Fluminense. “Queremos garantir que os municípios do Noroeste Fluminense estejam prontos para essa transformação”, completa.

Durante o encontro, foram apresentados os passos necessários para adesão à plataforma nacional, definição de parâmetros dos sistemas municipais e boas práticas para garantir a transição eficiente para o novo modelo de emissão de notas fiscais de serviço.

“Foi bem esclarecedora a nossa participação nesta oficina em Itaperuna”, afirma Eliane Martins da S. Fonseca, secretária de Fazenda de Itaocara. “A adesão à nova plataforma é um processo complexo e demorado, e temos que correr porque 2026 é logo ali. Mas com informação e muito trabalho tenho certeza de que vamos conseguir nos adequar ao padrão nacional dentro do prazo”. 

Além de Itaocara, participaram da oficina representantes das prefeituras de Itaperuna, Varre-Sai, Italva, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *