(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Porciúncula é destaque nacional em evento da CNM sobre gestão pública e sustentabilidade

Porciúncula é destaque nacional em evento da CNM sobre gestão pública e sustentabilidade

Arquiteto por formação, prefeito Guilherme Fonseca (PSD), destacou a importância de propostas regionais ganharem força em instâncias maiores

O município de Porciúncula, no Noroeste Fluminense, foi protagonista na edição Minas Gerais do Conexão CNM – evento itinerante promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) –, realizado nos dias 26 e 27 de agosto, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Convidado pela CNM, o prefeito Guilherme Fonseca (PSD) participou como palestrante e levou a experiência do município no campo da cooperação federativa e sustentabilidade, com foco especial no Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (CONCLIMA).

Porciúncula é, até o momento, o único município do estado do Rio de Janeiro a formalizar a adesão ao consórcio, por meio da assinatura de um protocolo de cooperação técnica. O CONCLIMA promove ações integradas em áreas como transição energética, economia circular, infraestrutura verde, além de prevenção e resposta a desastres climáticos.

Para Fonseca a relevância da sua participação se deu, principalmente, por seu esforço em sensibilizar os municípios do Noroeste Fluminense e da Zona da Mata Mineira, que integram a bacia do Rio Carangola, a também aderirem ao consórcio.

“São questões climáticas de abrangência regional e intermunicipal. As soluções não podem ser isoladas; precisam ser construídas de forma coletiva, em rede de cooperação”, defendeu o prefeito.

Durante o evento, Guilherme participou dos painéis “Defesa Civil” e “Pauta Municipalista, Institucional e Gestão”, reforçando o papel estratégico do CONCLIMA como ferramenta de fortalecimento da capacidade técnica dos municípios, com foco na prevenção, resposta a desastres, elaboração de projetos integrados e captação de recursos junto ao governo federal.

“O consórcio funciona como uma ponte direta com os ministérios e ajuda a otimizar a busca por recursos. Muitas vezes, um município tenta resolver um problema sério, mas pontual, com um projeto que impacta negativamente toda uma bacia hidrográfica. Precisamos pensar de forma coletiva, integrada e sustentável”, afirmou Fonseca.

Arquiteto por formação, o prefeito destacou ainda a importância de propostas regionais ganharem força em instâncias maiores.

“Os grupos microrregionais podem transformar ideias locais em soluções viáveis em ambientes macrorregionais. E o consórcio é o instrumento ideal para que os municípios tenham voz e protagonismo”, afirmou.

O CONCLIMA apoia os municípios com capacitação técnica, fomento ao uso de energias renováveis, como solar e biogás, além de promover iniciativas para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e eficiência energética.

Já o Conexão CNM tem como objetivo capacitar e integrar gestores públicos de todo o Brasil, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da gestão municipal. A programação abrange temas como saúde, educação, finanças, saneamento e assistência social.

A presença de Porciúncula no evento reforça o protagonismo do município na construção de soluções sustentáveis e colaborativas para os desafios da gestão pública no século XXI.

“O Brasil é um país imenso e diverso. As políticas públicas, muitas vezes, não consideram as peculiaridades locais. O consórcio nos dá voz para ajustar essas políticas e torná-las realmente eficazes na ponta”, concluiu Guilherme Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *