Agente da PF; coordenador de Integração Operacional de Segurança Pública, Anderson Ramos Prevato; Delegado da PF, Marcelo Prudente; acompanhado do Comandante-Geral da Guarda Municipal, José Renato Santana Neves
Em um marco histórico para a segurança pública municipal, a Prefeitura de Porciúncula deu início, no dia 24 de setembro, ao processo para que a Guarda Civil Municipal (GCM) possa atuar armada, ampliando a proteção e a eficiência na defesa da população. Por determinação do Prefeito Guilherme Fonseca, uma equipe da Secretaria de Ordem Pública esteve na Superintendência da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, para protocolar a solicitação formal de armamento funcional dos agentes da GCM enquanto estiverem em serviço.
O documento foi entregue pelo coordenador de Integração Operacional de Segurança Pública, Anderson Ramos Prevato, acompanhado do Comandante-Geral da Guarda Municipal, José Renato Santana Neves, ao Delegado da PF Marcelo Prudente.
Porciúncula é a primeira cidade da região do Noroeste Fluminense a requerer o uso de arma de fogo para a Guarda Municipal, sendo também o 19º município do estado do Rio de Janeiro a buscar essa autorização.
Para o prefeito Guilherme Fonseca, essa iniciativa representa um avanço decisivo para o município. “Este é um passo importante para o fortalecimento da segurança pública, complementando as ações que já vêm sendo implementadas, como a criação da Secretaria de Ordem Pública, a parceria consolidada com a Polícia Militar, além da maior integração com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Polícia Federal”, destacou.
O prefeito ressaltou ainda que o processo será cuidadoso e envolverá várias etapas, incluindo aprovação, treinamentos e adequações, sempre com o foco na segurança da população. “Segurança pública é uma responsabilidade conjunta do poder público e da sociedade civil”, afirmou.
José Renato Santana Neves, Agente da PF e Anderson Prevato na Sede da Polícia Federal no RJ
A Prefeitura também reforça o compromisso com a modernização da segurança por meio do Programa Escudo, que já instalou 44 câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas no município, com monitoramento 24 horas realizado pela Polícia Militar. Essa tecnologia possibilita o controle eficaz da entrada e saída de pessoas no município, aumentando a segurança e a tranquilidade dos cidadãos.
Com essas medidas, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a ordem, a proteção e a qualidade de vida dos moradores de Porciúncula.
Fonte: PMP