(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Operação Rastreio prende mais de 250 pessoas e apreende 4,1 mil celulares em ‘Dia D’ no Rio

Operação Rastreio prende mais de 250 pessoas e apreende 4,1 mil celulares em ‘Dia D’ no Rio

Ação coordenada pela Polícia Civil mira o combate ao roubo, furto e receptação de celulares em todo o estado e reforça o uso do aplicativo Celular Seguro RJ. Diversos aparelhos e peças sem procedência foram apreendidos no ’Dia D’ da Operação Rastreio Divulgação/PCERJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou na quinta-feira (23) o chamado “Dia D” da Operação Rastreio, uma das maiores ações estaduais contra o roubo, furto e receptação de celulares. Segundo a corporação, 271 pessoas foram presas e mais de 4,1 mil aparelhos foram apreendidos em todo o estado. Diversos equipamentos e peças sem procedência também foram recolhidos durante as fiscalizações.

Segunda fase mira usuários de celulares roubados

A segunda etapa da operação teve início na última segunda-feira (20), quando mais de quatro mil pessoas identificadas com aparelhos roubados ou furtados foram notificadas e intimadas a comparecer a delegacias para devolução dos dispositivos. O prazo de entrega foi de 72 horas, com a possibilidade de evitar responsabilização criminal mediante a devolução voluntária.

O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, destacou a importância da ação no combate ao comércio ilegal de eletrônicos. “O aparelho que está nas suas mãos pode ter custado uma vida. Criamos a Operação Rastreio para quebrar essa cadeia criminosa. Agora estamos intensificando os esforços para mostrar que não vale a pena usar produto de crime”, afirmou.

Mais de 5,8 mil celulares recuperados desde maio

Desde o lançamento da Operação Rastreio, em maio, mais de 420 pessoas foram presas e 5,8 mil celulares apreendidos. Desses, cerca de 2,8 mil já foram devolvidos aos verdadeiros donos. A Polícia Civil informou que 85% das prisões registradas ocorreram por receptação de aparelhos roubados.

Ações em diferentes regiões do estado

As ações se concentraram em várias áreas do Rio. Na madrugada desta quinta-feira, agentes da 1ª DP (Mauá) prenderam cinco pessoas em flagrante nas proximidades do Mercado Popular da Uruguaiana, no Centro da capital. O grupo teria furtado celulares durante o jogo entre Flamengo e Racing, pela semifinal da Libertadores, e planejava revender os aparelhos. Além dos celulares, a polícia apreendeu mais de R$ 3 mil em espécie.

Na Baixada Fluminense, policiais da 52ª DP (Nova Iguaçu) apreenderam 202 celulares em um comércio que não possuía notas fiscais de compra ou venda. Já em Duque de Caxias, agentes da 59ª DP encontraram 95 aparelhos e diversas peças sem procedência, resultando na prisão de uma pessoa em flagrante.

Aplicativo Celular Seguro RJ reforça combate ao crime

Uma das ferramentas que auxiliam a operação é o aplicativo Celular Seguro RJ, lançado em julho pela Polícia Civil. A plataforma permite registrar e consultar o número de IMEI, identificação única de cada aparelho, para verificar restrições em bases da corporação e da Anatel. Em casos de roubo ou furto, o aplicativo facilita o bloqueio e rastreamento do dispositivo. O download é gratuito e está disponível nas principais lojas virtuais.

A Operação Rastreio segue em andamento com novas etapas programadas, e a Polícia Civil reforça que comprar ou manter celulares de origem duvidosa é crime.

Gustavo Kaye, com informações Agenda do Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *