(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Operação contra ‘café fraudado’ no RJ apreende 3 toneladas para análise

Operação contra ‘café fraudado’ no RJ apreende 3 toneladas para análise

Ação conjunta busca coibir fraudes e proteger consumidores de riscos à saúde. Operação contra ‘café fraudado’ no RJ apreende 3 toneladas para análise — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma força-tarefa apreendeu na quarta-feira (27), 3 toneladas de café na Operação Café Real, contra a adulteração do produto em estabelecimentos no RJ. O objetivo é fiscalizar indústrias cafeeiras e redes de supermercados em todo o estado, coibindo a venda de produtos adulterados e garantindo a proteção dos consumidores. A Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, a Polícia Militar, o Ministério da Agricultura e Pecuária e Procons do RJ e dos municípios estiveram em 19 pontos de venda na capital e nos municípios de Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Itaperuna, Carmo e Cantagalo.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) apontou a crescente presença de produtos vendidos como café puro, mas que na verdade estão em desacordo com a legislação — contendo impurezas ou até misturas com outros vegetais, como milho.

Segundo a Portaria 570 do Ministério da Agricultura e Pecuária, é permitida uma tolerância de até 1% de impurezas naturais, como cascas e paus, oriundas da lavoura. No entanto, não há margem legal para adulterações intencionais que enganem o consumidor.

Os produtos apreendidos nesta quarta-feira serão encaminhados para análise técnica da Abic.

“Fiscalizações em produtos de grande consumo, como o café, são fundamentais para garantir que o cidadão receba exatamente aquilo que está pagando, com qualidade e segurança. O consumo de café impróprio pode causar problemas de saúde, como distúrbios gastrointestinais, além de gerar prejuízos ao bolso. Nosso compromisso é proteger a população contra práticas abusivas e enganosas”, afirmou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

Como identificar o café fraudado

Para evitar cair em fraudes, especialistas recomendam atenção redobrada na hora da compra. Veja algumas dicas:

Verifique o selo da Abic na embalagem, que garante controle de qualidade e pureza; Use o aplicativo ABICafé ou escaneie o QR Code da embalagem para conferir a certificação e categoria do produto; Desconfie de preços muito baixos, especialmente de marcas desconhecidas; Leia o rótulo com atenção: expressões como “bebida à base de café” ou “pó sabor café” indicam que o produto pode conter misturas e não ser composto exclusivamente por grãos de café.

Novas ações estão previstas para os próximos dias em outras regiões do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *