(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Detran RJ e Correios assinam contrato para entrega domiciliar gratuita de documentos

Detran RJ e Correios assinam contrato para entrega domiciliar gratuita de documentos

Serviço é opcional: já a partir de semana que vem, cidadãos poderão decidir se querem receber documento em casa; entrega começa em julho

Os Correios vão passar a entregar em domicílio, gratuitamente, todos os documentos emitidos pelo Detran RJ – a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN); Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Permissão Internacional para Dirigir (PID); Carteira de Visitante SEAP (documento para que parentes possam visitar detentos em unidades prisionais do estado); e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O contrato foi assinado na terça-feira (17), pelo presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, e pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

O serviço é opcional. Já a partir da semana que vem, os cidadãos poderão decidir se querem receber o documento em casa ou se preferem fazer a retirada nos postos do Detran RJ, como ocorre atualmente. A partir da primeira semana de julho, os Correios começarão a entregar os documentos, via SEDEX, nos endereços indicados pelos usuários. Todas as entregas poderão ser rastreadas.

– O Detran RJ será o primeiro do país a oferecer a entrega de forma totalmente gratuita aos usuários. É uma honra firmar essa parceria com os Correios, prestando um serviço que transforma, impacta e muda a vida dos cidadãos. Gostaria de agradecer ao governador Cláudio Castro e ao presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, que foram fundamentais para que isso acontecesse”, disse o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah. “Essa medida atende aos anseios da população, que busca agilidade e praticidade, e nos auxilia a assegurar a todos o direito à cidadania de maneira eficaz. Esse é um dos muitos projetos em curso para que o Detran RJ vire uma referência nacional – completou.

O contrato permitirá o envio de até 260 mil documentos por mês. Farah ressaltou que os Correios foram escolhidos por serem uma empresa pública com história de serviços prestados e por terem estrutura de logística pronta para atender a população do Estado do Rio. O presidente dos Correios, Fabiano dos Santos, agradeceu a confiança e informou que a empresa criou o projeto CEP para Todos, com o objetivo de facilitar a entrega dos documentos em comunidades, onde atualmente há dificuldade de chegada dos serviços públicos.

– Para nós, é muito importante essa parceria com o Detran RJ. Os usuários que optarem pela entrega domiciliar receberão imediatamente um código de rastreio e poderão acompanhar o envio do documento. O projeto CEP para Todos permitirá que possamos fazer entregas em comunidades que hoje não dispõem do serviço – disse Fabiano.

Como vai funcionar

Os documentos serão enviados pelos Correios, com aviso de recebimento. Cada documento receberá um código de rastreamento único, que será informado no momento em que a pessoa optar pelo recebimento domiciliar. De posse desse código, será possível verificar o status da entrega no site ou no app dos Correios.

Ao todo, serão feitas três tentativas de entrega em domicílio. Caso não seja possível, o documento seguirá para a agência de Correios mais próxima do usuário, ficando disponível por um prazo de sete dias úteis. Depois desse período, o documento será encaminhado para o posto do Detran RJ indicado, onde poderá ser retirado.

Fotos de Alexandre Simonini/Detran RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *