Moradores dos dois municípios precisarão renovar cadastros para dar continuidade da prestação dos serviços de água
A partir de segunda-feira (8), a Cedae começa o serviço de cadastramento e recadastramento dos domicílios de clientes dos municípios de Itaperuna e Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. Na cidade de Itaperuna, será iniciado o cadastramento dos consumidores do distrito de Raposo, que passa agora a ser atendido pela Cedae – antes, o serviço era feito pela prefeitura. Já em Varre-Sai, município que já era atendido pela Companhia, será feito o recadastramento.
O cadastramento será feito unicamente com a visita de funcionários devidamente uniformizados, com coletes e crachá de identificação da Cedae. Eles visitarão imóveis em Varre-Sai e Raposo (Itaperuna) de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, até que o serviço seja concluído.
– O cadastro é fundamental para que o imóvel seja regularizado e beneficiado pela ampliação e modernização dos serviços de água e esgoto. As informações também vão ajudar a dimensionar os novos sistemas, permitindo estimar a demanda prevista e projetar, de maneira mais eficiente, a implantação de equipamentos como elevatórias e reservatórios – explicou o diretor de Desenvolvimento de Cidades da Cedae, Marco Aurélio Porto.
Como agilizar o cadastro
Para efetuar o cadastro, o proprietário ou usuário do imóvel deverá apresentar documento de identidade, CPF, cópia do IPTU e a conta de luz ou de algum outro serviço que sirva de comprovante de residência. Se o imóvel for alugado, é preciso apresentar o contrato de locação.
Em caso de dúvidas, o cliente pode acessar o site ou entrar em contato pelo telefone da agência de atendimento mais próxima (veja o serviço abaixo). Além disso, pontos de atendimento serão instalados nos locais visitados.
Ainda segundo o diretor da Cedae, a atualização dos dados dos clientes e a inclusão no cadastro comercial dos consumidores das áreas mencionadas são informações que servirão de subsídios para os projetos de ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto previstos nos novos contratos.
Novos contratos
A Cedae renovou, este ano, os contratos de prestação de serviços com Itaperuna e Varre-Sai, substituindo os antigos, que eram anteriores ao Marco Legal do Saneamento. Os contratos já incluem as exigências da nova lei, como as metas de universalização dos serviços para que 99% da população seja atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.
Em Itaperuna, a Cedae era responsável apenas pelo abastecimento de água no distrito sede e, agora, passa a atender Raposo e os demais distritos (Aré, Boa Ventura, Comendador Venâncio, Itajara, Nossa Senhora da Penha e Retiro do Muriaé), além de assumir o esgotamento sanitário em toda a cidade. O município vai receber R$ 544 milhões em investimentos para universalizar os serviços.
Em Varre-Sai, a Cedae era responsável pelo abastecimento de água e, agora, assumirá também os serviços de esgotos, com previsão de investimentos de R$ 46 milhões.
Serviço
Agências de atendimento:
Itaperuna: (22) 99858-6623
Varre-Sai: (22) 99958-9270