Jovem de 17 anos é suspeito de ser um dos líderes de um grupo que incentiva automutilação e violência virtualmente. Agentes buscam cumprir 22 mandados de busca e apreensão e nove internações de adolescentes infratores I Crédito: Agência Brasil
Um adolescente de 17 anos foi apreendido, na manhã de quinta-feira (3), sob suspeita de estuprar virtualmente, com outro participante, uma criança de 12 anos. A apreensão ocorreu em Santo Antônio de Pádua, no Norte Fluminense, no âmbito da “Operação Nix”, da Polícia Civil de São Paulo.
Policiais da 136ª DP (Santo Antônio de Pádua) localizaram o jovem em sua casa, no bairro São Félix. Segundo as investigações, o rapaz é apontado como um dos líderes de um grupo que, junto com outro participante, induziu uma adolescente a beber produtos químicos e cometeu estupro virtual contra a criança de 12 anos. Ele também está sob investigação por incentivar automutilação e até execução de animais ao vivo pela internet.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes também apreenderam o celular do adolescente.
Operação Nix
A operação, em sua segunda fase, investiga uma organização criminosa envolvida em crimes como pedofilia, cyberbullying, perseguição majorada, divulgação de pornografia, incitação ao crime, invasão de dispositivos informáticos, além de indução e instigação à automutilação.
Policiais ainda cumprem mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Santa Catarina, no Pará, em Pernambuco e no Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, entre os investigados, está um menor que reside na França e é apontado como um dos principais financiadores dos ataques, aproveitando-se da própria condição financeira para custear ações criminosas organizadas em grupos fechados na plataforma Discord.
*Com informações da Agência Brasil