Redução de 85,7% em comparação ao mesmo período de 2024 reflete esforços do governo em fortalecer a segurança pública na região
O Noroeste Fluminense registrou queda nas tentativas de feminicídio neste ano. Entre janeiro e agosto, houve uma ocorrência, contra sete casos no mesmo período de 2024, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). Esse é o menor número para o acumulado desde 2018.
– Essa redução no Noroeste Fluminense é um resultado direto dos nossos esforços para fortalecer a segurança pública em todo o estado. Estamos comprometidos em continuar trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar de todas as mulheres fluminenses – destacou o governador Cláudio Castro.
O governo do Rio segue expandindo os investimentos em segurança pública. Até o fim do ano, serão entregues 758 novas viaturas à Polícia Militar, referentes ao segundo lote iniciado em janeiro. Desde 2022, já foram adquiridas 1.714 viaturas. O investimento total no setor já ultrapassa R$ 4,5 bilhões, com modernização de unidades, aquisição de equipamentos de inteligência e uso de tecnologias como câmeras corporais, drones e reconhecimento facial.
Somente este ano a região Noroeste Fluminense recebeu 28 novas viaturas operacionais semiblindadas. Foram 16 para o 29º BPM (Itaperuna) e 12 para o 36º BPM (Santo Antônio de Pádua)
– O investimento no interior também é prioridade em nosso governo. Antes, os batalhões recebiam materiais sucateados da capital. Hoje, recebem o mesmo equipamento entregue à capital, o que reflete a valorização da segurança pública – completou Castro.
Seis anos e mais de 100 mil atendimentos
Projeto iniciado em agosto de 2019, a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, se consolidou como um dos principais programas no combate à violência contra a mulher no estado. Ao longo dos seis anos de atuação, mais de 105 mil mulheres foram atendidas, sendo 88,8 mil inseridas no programa preventivo, com acompanhamento permanente.
Atualmente, 49 equipes especializadas atuam em diferentes regiões do estado e já efetuaram 881 prisões, a maioria em flagrante, de agressores que descumpriram medidas protetivas determinadas pela Justiça.
– A Patrulha Maria da Penha está presente em todos os batalhões da PM, inclusive no Noroeste Fluminense, garantindo acompanhamento às mulheres com medidas protetivas. Em parceria com o Judiciário e a rede de atendimento, realizamos visitas periódicas e fortalecemos a proteção com estruturas como as Salas Lilás. Esse trabalho conjunto reforça nosso compromisso com a vida e a prevenção da violência contra a mulher na região – explicou a coordenadora do programa, major Bianca Ferreira.
Ações da Secretaria da Mulher
Criada na gestão do governador Cláudio Castro, a Secretaria da Mulher vem ampliando as políticas de proteção e fortalecimento feminino em todo o estado. Entre os projetos de destaque está o aplicativo Rede Mulher, que oferece botão de emergência, registro de ocorrência online, solicitação de medidas protetivas e consulta de centros de atendimento.
Outra iniciativa é o Ônibus Lilás, que já realizou mais de 2.500 atendimentos em municípios do interior. Já a plataforma Não é Não RJ promove cursos on-line de prevenção ao assédio e concede o selo Mulher + Segura a estabelecimentos capacitados.
No Noroeste Fluminense, as ações também têm ganhado força com oficinas de empregabilidade, palestras no mês do Empreendedorismo Feminino e programas de formação como o Capacit, que já qualificou mais de 450 profissionais municipais em 70 cidades. Além disso, o programa SerH estimula a cultura de respeito e igualdade de gênero, com atividades pedagógicas e grupos reflexivos com homens, reforçando a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.