Quanto ao apoio ao governador Cláudio Castro (PL) para o Senado, Bacellar adotara uma postura cautelosa: ainda não há garantia de aliança e o apoio será alvo de negociação política, segundo a Plataforma Notícias de Cabo Frio
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), comunicou a aliados próximos que não disputará o governo do estado em 2026. A decisão surpreendeu bastidores políticos e já provoca movimentações nos grupos ligados ao parlamentar. Dois vereadores de Campos dos Goytacazes, aliados de primeira hora, foram informados da mudança de planos por Bacellar, que agora articula sua ida para a próxima vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A movimentação indica uma reconfiguração estratégica de seu grupo político.
Em seu lugar na disputa legislativa estadual, Rodrigo pretende lançar o irmão, o vereador Marquinhos Bacellar, como candidato a deputado estadual. Além disso, já começou a organizar o apoio a nomes aliados para a Câmara dos Deputados.
A prioridade de Rodrigo Bacellar será a eleição do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que transferiu recentemente seu título eleitoral de Pernambuco para o Rio de Janeiro, justamente de olho em uma candidatura a deputado federal.
Quanto ao apoio ao governador Cláudio Castro (PL) para o Senado, Bacellar adotara uma postura cautelosa: ainda não há garantia de aliança e o apoio será alvo de negociação política.
Com a saída de Bacellar da corrida pelo Palácio Guanabara, o cenário eleitoral fluminense para 2026 segue em aberto e ainda mais imprevisível, com novos arranjos sendo costurados nos bastidores.
Com informações: Plataforma Notícias de Cabo Frio/Imagem: Rede Social do Governador Cláudio Castro