O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, ajuizou, na segunda-feira (16), ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Dias Gidalte; o vice-prefeito, Marcos Frese Muller; a secretária municipal de Saúde, Luciana de Oliveira Freitas Garcia; e o ex-secretário da mesma pasta Daniel Saint Clair de Morais, além da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mutuipe.
Dia: 18 de junho de 2025
STF valida decretos que possibilitam desapropriação para fins sociais
Advocacia-Geral da União garante vitória em mandados de segurança que questionavam atos do Presidente da República relativos a imóveis rurais no RJ e no PA. O Quilombo São Benedito, localizado em São Fidélis, no Norte Fluminense, foi reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro
A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu afastar no Supremo Tribunal Federal (STF), na última semana, dois mandados de segurança que questionavam decretos editados pelo presidente da República contendo declarações de interesse social, para fins de desapropriação, de imóveis rurais localizados em municípios do Rio de Janeiro e do Pará.
Detran RJ e Correios assinam contrato para entrega domiciliar gratuita de documentos
Serviço é opcional: já a partir de semana que vem, cidadãos poderão decidir se querem receber documento em casa; entrega começa em julho
Os Correios vão passar a entregar em domicílio, gratuitamente, todos os documentos emitidos pelo Detran RJ – a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN); Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Permissão Internacional para Dirigir (PID); Carteira de Visitante SEAP (documento para que parentes possam visitar detentos em unidades prisionais do estado); e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O contrato foi assinado na terça-feira (17), pelo presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, e pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Congresso aprova uso de emendas coletivas para pagar servidores da saúde da rede pública
Nova norma permite uso de recursos de emendas de comissão e de bancada para pagar salários de pessoal ativo
O Congresso Nacional aprovou, na terça-feira (17), o uso de emendas coletivas para o pagamento de profissionais da saúde na rede pública. A medida está prevista na Resolução nº 3/2025, aprovada em sessão conjunta de deputados e senadores, por meio de votação simbólica. Com a nova norma, passa a ser permitido o uso de recursos oriundos de emendas de comissão e de bancada para cobrir despesas com pessoal ativo que atue diretamente nos serviços de atenção primária, média e alta complexidade. No entanto, a regra determina que o ente beneficiado deve gerenciar os pagamentos de forma a garantir a continuidade dos atendimentos prestados à população.
Governador em exercício entrega 44 novos veículos para reforçar trabalho de técnicos da Emater-Rio
Rodrigo Bacellar entregou 44 novos veículos que irão reforçar o trabalho de campo dos técnicos da Emater-Rio em Teresópolis, na Serra, e Italva, no Noroeste
O governador em exercício, Rodrigo Bacellar, entregou, na terça-feira (17), 44 novos veículos que irão reforçar o trabalho de campo dos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) em Teresópolis, na Serra, e Italva, no Noroeste. Com investimento de mais de R$ 3,3 milhões, os novos carros serão destinados às equipes que atendem produtores rurais em diversas regiões fluminenses. O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho aos técnicos da instituição, responsáveis por levar conhecimento, orientação e apoio direto aos agricultores.