(22) 9 9948-1737 contato@oitaperunense.com.br

Supervisores da CVAS Itaperuna realizam treinamento para uso de novo larvicida

Supervisores da CVAS Itaperuna realizam treinamento para uso de novo larvicida

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu treinamento para a equipe da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS). Os supervisores da CVAS realizaram treinamento para uso de novo larvicida contra o mosquito Aedes aegypti. A capacitação aconteceu nas dependências da CVAS, com os supervisores de campo que atuam no controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya. 

Durante o treinamento foi realizada a apresentação, atualização e modo de aplicação do novo larvicida a ser usado no controle do mosquito. Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da CVAS, ressaltou a importância do treinamento e disse que o objetivo principal é qualificar os profissionais de forma técnica.

“E em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Também solicitamos aos supervisores de campo, que sejam multiplicadores, para repassarem às suas respectivas turmas de agentes, nos bairros, as informações sobre o uso correto do novo larvicida. Dessa forma, vamos otimizar ainda mais o trabalho feito em campo de prevenção e cuidados nas visitas às residências, em prol do bem-estar da população”, diz o coordenador.

O treinamento foi presencial e teve duração de 6 horas, com a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos sobre o uso, transporte e manutenção do larvicida biológico NATULAR DT. A proposta do treinamento vem ratificar os protocolos do Ministério da Saúde, que está distribuindo o novo larvicida para todo o País.

O intuito da implantação do novo larvicida é o de reforçar o enfrentamento das ações de campo e assim, manter sob controle a população de mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, que podem transmitir a dengue, chikungunya e zika vírus; e consequentemente, minimizar essas arboviroses.

Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up