(22) 9 9948-1737 contato@oitaperunense.com.br

Secretaria do Ambiente de Itaperuna realiza monitoramento de espécies

Secretaria do Ambiente de Itaperuna realiza monitoramento de espécies

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) segue realizando uma série de trabalhos e atividades, que vem se destacando consideravelmente; prova disso, é o resgate do repasse do ICMS Ecológico, que estava zerado desde 2020. E dentre os trabalhos que vem sendo realizado, o monitoramento de espécies que transitam na mata. O local que vem sendo monitorado é a Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre Alírio Brás, no distrito de Raposo. Essa unidade está inserida dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Raposo. O secretário Sérgio Zampiér (foto) informou que já foram identificadas algumas espécies.

Frank Arcanjo, subsecretário da SEMA, explicou que a unidade está em grau avançado de conservação. “Nós escolhemos pontos estratégicos para instalar as armadilhas fotográficas, a fim de monitorar as espécies que transitam naquela região. Vale destacar que nunca havia sido realizado inventário de fauna dentro da APA”, reforça o subsecretário.

Marcos Paulo M. Thomé, consultor de Biodiversidade da SEMA, é outro profissional que vem atuando no projeto; e mencionou a importância sobre o conhecimento do tipo de fauna na região, bem como a necessidade de ter uma base de estudos para tentar minimizar o impacto do homem nas unidades.

O secretário Sérgio Zampiér informou que já foram identificadas algumas espécies. “Já conseguimos identificar algumas espécies, como gambá, tatu, cuíca, pombo e muitos outros. Segundo um morador do distrito, ele já se deparou com uma jaguatirica ou onça parda, não soube dizer com certeza. Mas, nós vamos seguir com o trabalho, analisando outros pontos”, diz.

Sérgio Zampiér, secretário Municipal do Ambiente

Ainda de acordo com o secretário, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, vem dando total assistência ao setor. “O prefeito Alfredão vem se destacando na luta pela preservação ambiental e com uma ideia fixa na cabeça de deixar uma Itaperuna mais verde para as futuras gerações. E no que depender de nossa equipe, esse legado verde será uma realidade para o nosso município”, finaliza Zampiér.

RESGATE DO REPASSE DE ICMS ECOLÓGICO

A SEMA resgatou o repasse do ICMS Ecológico, que estava zerado desde 2020. Este ano, novas ações estão em fase de implementação, visando aumentar o Índice Final de Conservação do Município e consequente, o aumento do repasse para os próximos anos. Vale lembrar que o ICMS Ecológico vinha caindo desde 2018, até zerar em 2020. O prefeito Alfredão solicitou empenho na recuperação do ICMS Ecológico e a equipe não mediu esforços, conquistando essa habilitação. Novas metas estão sendo traçadas, para que não haja nenhuma dúvida sobre a habilitação do município. A SEMA ainda pretende desenvolver ações voltadas para educação ambiental, programa de estudo nas unidades de conservação, além de proporcionar boas condições de trabalho, mantendo uma equipe técnica formada, a fim de realizar os devidos embasamentos necessários para os processos.

Com informações: DECOM /Itaperuna/RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up