(22) 9 9948-1737 contato@oitaperunense.com.br

Secretaria do Ambiente de Itaperuna promove ciclo de palestras

Secretaria do Ambiente de Itaperuna promove ciclo de palestras

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) está promovendo o ciclo de palestras “Unidades de Conservação Municipal”, organizado pelo professor Marcos Paulo M. Thomé, consultor de Biodiversidade da SEMA; Frank Arcanjo, subsecretário da SEMA; e Sérgio Zampiér, secretário da SEMA. O evento acontece na sede das Unidades de Conservação no distrito de Raposo.

Dentre os objetivos do evento, demonstrar os “serviços ambientais” que são prestados pelas áreas protegidas; demonstrar processos produtivos agropastoris aliados à conservação ambiental; demonstrar as alternativas de renda adicional com o turismo agroecológico; treinar os produtores rurais do entorno das Unidades de Conservação, quanto às alternativas de renda, tais como criação de trilhas para visitação, produção de mel, piscicultura, aquaponia, entre outros.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, participou da palestra inicial no último dia 23, quando foi abordado o seguinte tema: “Unidades de Conservação Municipal: para que servem?”. Também participou do evento o secretário Sérgio Zampiér; Alexandre Pereira da Silva, secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (Obras); demais autoridades e convidados.

De acordo com o prefeito Alfredão, o ciclo de palestras é uma iniciativa da Secretaria do Ambiente, juntamente com parceiros “e tem como objetivo informar e treinar os usuários dos recursos naturais a se apropriar de alternativas econômicas sustentáveis. É mais uma importante iniciativa do pessoal do Ambiente, que vem desenvolvendo um excelente trabalho no município. Estamos trabalhando por uma Itaperuna mais verde e sustentável”, diz Alfredão.

Para o secretário Zampiér, “além da belíssima estrutura da unidade, que está sendo preparada para receber os munícipes, nós também estamos preparando a alma e o coração de toda a população, para preservar esse ambiente natural. É uma determinação do prefeito Alfredão cuidar do meio ambiente. E nós temos que envolver toda a comunidade. O meio ambiente é vida! E esse ciclo de palestras é o nosso pontapé inicial; até o fim do ano estão programados cerca de cinco eventos. Também vamos fazer convênios com universidades, a fim de avançarmos com os trabalhos nessa unidade”, ratifica Zampiér.

PRÓXIMAS PALESTRAS

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS – 07 de outubro às 17 horas

IMPACTO DO USO INCORRETO DE AGROTÓXICOS – 14 de outubro às 17 horas

QUERO PARTICIPAR DO EVENTO

Quem desejar participar do ciclo de palestras precisa fazer a inscrição, através de e-mail. O correio eletrônico da Secretaria Municipal do Ambiente é – meioambientedeitaperuna@gmail.com – e as vagas são limitadas. A seleção para a participação do ciclo de palestras será por ordem de recebimento dos e-mails. A sede onde serão realizadas as palestras está situada na Avenida Soledade s/n, distrito de Raposo, Itaperuna, RJ.

Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up