(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Saúde: CVAS Itaperuna colabora com campanha de conscientização sobre coleta seletiva

Saúde: CVAS Itaperuna colabora com campanha de conscientização sobre coleta seletiva

Durante a reunião foi abordada a necessidade da construção de ações coletivas de conscientização e sensibilização da população, referente ao descarte seletivo do lixo

Em Itaperuna, RJ, a Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem colaborando com a campanha de conscientização sobre coleta seletiva. Recentemente, técnicos da CVAS estiveram reunidos com o diácono Francelino da Silva Junior, voluntário da Associação dos Catadores de Itaperuna.

O diácono Francelino é um dos idealizadores da ação conhecida como ‘Eco Pontos’, containers espalhados por locais distintos de Itaperuna, com o intuito de recolher materiais que possam ser reutilizados ou reciclados, como plásticos, garrafas pet, papelão, garrafas de vidro, geladeiras, fogões, freezer entre outros materiais e eletrodomésticos.

Para o coordenador da CVAS Adriano Rodrigues, essa parceria reforça a importância da educação em saúde e da educação ambiental, junto à população.

“A maior quantidade de focos de Aedes aegypti, encontrados pelos agentes comunitários de endemias são localizados nos quintais das residências, e em objetos inservíveis que podem ser reutilizados ou reciclados, muitas vezes, amontoados nos quintais das residências. A parceria com o diácono Francelino fortalecerá ainda mais nossas ações de campo, pois teremos como descartar de forma consciente e correta esses resíduos, quando necessário”, comenta Adriano.

MULTIPLICADORES DE INFORMAÇÃO

A equipe da CVAS terá como ponto crucial, as informações passadas pelos agentes, aos moradores, no momento da visita domiciliar.

O projeto denominado ‘Mensagem educativa para o descarte seletivo’ tem por iniciativa, incluir na rotina de trabalho, a ideia que os agentes dialoguem com a população sobre a importância do descarte de lixo de forma seletiva e consciente.

Para que o êxito do projeto seja alcançado, será intensificada a ação ‘10 minutos salvam vidas’, já existente no trabalho de combate à dengue, onde cada morador tira dez minutos de seu tempo, um dia por semana, na busca de objetos inservíveis em seus quintais, que possam servir de criadouros para a larva da fêmea do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus, febre amarela entre outras arboviroses.

ECO PONTOS NO COMBATE AO MOSQUITO

De acordo com o diácono Francelino esta parceria irá agregar tanto o trabalho de captação de resíduos recicláveis e reutilizáveis, como a eliminação de objetos que possam servir de criadouros no combate ao mosquito.

“As probabilidades que podemos construir com essa parceria, com certeza trará ganhos para a saúde da população, pois estaremos promovendo a saúde e a prevenção às doenças, assim como haverá contribuição, para a melhoria do ambiente que vivemos, enquanto sociedade, consciente e integrativa. Sinto-me grato pelo convite e com certeza aproveitaremos ao máximo a oportunidade e iremos aprender bastante com essa parceria”, finaliza Francelino.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *