(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

RJ: Senador Portinho pede que privatização do Santos Dumont não esvazie o Galeão

RJ: Senador Portinho pede que privatização do Santos Dumont não esvazie o Galeão

O senador Carlos Portinho (foto), do Partido Liberal do Rio de Janeiro, enviou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Ministério da Infraestrutura uma nota crítica ao modelo de concessão do aeroporto Santos Dumont, defendido pelo governo. No documento enviado ao diretor-presidente da Anac, Juliano Alcântara, e ao ministério de Tarcísio de Freitas, Portinho se manifestou a favor da concessão, mas fez críticas ao modelo do negócio e pediu uma série de revisões no edital, como forma de salvar o Aeroporto do Galeão, que vem sofrendo com a concorrência do Santos Dumont.

Propôs limitar em oito milhões o número de passageiros do Santos Dumont a partir do primeiro ano de concessão, e solicitou o estabelecimento de cláusula de concorrência equilibrada entre o Santos Dumont e o Galeão.

As medidas buscam evitar o esvaziamento do Galeão e os transtornos poderiam ocorrer caso o Santos Dumont, que não tem estrutura, passe a operar da mesma forma que o aeroporto internacional.

A pedido dos moradores próximos do aeroporto, o senador também solicitou a proibição de voos entre 21h e 7h devido ao barulho.

O Agenda do Poder e a revista RIO JÁ informaram que o governador do Rio, Cláudio Castro, tem restrições ao formato da privatização do Santos Dumont, propondo que seja melhorado o acesso ao Galeão, para que o maior aeroporto do Rio não seja prejudicado em sua posição econômica estratégica. O presidente da Alerj, André Ceciliano, se manifestou claramente contra o modelo de privatização, que segundo ele vai esvaziar o aeroporto internacional.

(Com informações de Guiherme Amado, do Metrópoles)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *