(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

RJ: Atendimento de mulheres vítimas de violência por intérprete de Libras do sexo feminino

RJ: Atendimento de mulheres vítimas de violência por intérprete de Libras do sexo feminino

Cláudio Castro sancionou lei que determina a presença dessas profissionais em órgãos públicos estaduais, assegurando acolhimento a mulheres surdas

O governador Cláudio Castro tirou do papel mais uma medida para ampliar as ações de acessibilidade no Estado do Rio de Janeiro. Ele sancionou a Lei 9.676/22, para que órgãos públicos estaduais que atuam no acolhimento, encaminhamento, denúncia e monitoramento de mulheres vítimas de violência tenham, preferencialmente, intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras do sexo feminino. O texto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (12).

– Nossa atuação pela acessibilidade é contínua, temos adotado diversas medidas nesse sentido. Essa é a pauta que acompanha a minha vida. Agora, com essa sanção, buscamos auxiliar as mulheres surdas vítimas de violência, que em uma situação vulnerável e delicada como essa, devem ter garantido o direito a um atendimento direcionado – declarou Cláudio Castro.

A medida alcança órgãos da administração direta ou indireta do Rio de Janeiro e atualiza legislação de 2001, que já assegurava às pessoas surdas o direito de serem atendidas, nas repartições públicas fluminenses, por funcionário apto a comunicar-se por meio de Libras, independentemente se do sexo masculino ou feminino.

Setembro Azul entra para o Calendário do Estado

O governador também incluiu o Setembro Azul, mês da Visibilidade da Comunidade Surda, no Calendário de Datas Comemorativas do Estado do Rio de Janeiro. A medida é prevista na Lei 9.665/22, sancionada por Castro e publicada no Diário Oficial de sexta-feira (6).

Trata-se de mais uma iniciativa para promover a inclusão e acessibilidade das pessoas surdas. Todas as ações relacionadas à programação do Setembro Azul ficarão a cargo do poder público, em conjunto com organizações da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *