(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Presidente da CMI, “Sinei Torresmo” participa do Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste e cobra nova divisão dos Royalties de Minério

Presidente da CMI, “Sinei Torresmo” participa do Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste e cobra nova divisão dos Royalties de Minério
Sinei Dos Santos Menezes (PSC) é o vice-presidente do Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense e presidente da Câmara de Vereadores de Itaperuna
 
Macaé – A Câmara de Vereadores de Macaé sediou na sexta-feira (26), a terceira sessão do Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense. O Projeto de Lei (PL) 1440/2021 que transforma em semiárido o clima de 22 cidades do estado foi debatido como tema principal para o desenvolvimento do interior fluminense. Presente ao encontro, o presidente da Câmara de Vereadores de Itaperuna, Sinei Dos Santos Menezes (PSC), o “Sinei Torresmo”, que defendeu em discurso uma nova divisão dos royalties de minério, entre outros assuntos importantes para a região. O Parlamento é composto por 22 cidades. Sinei Dos Santos Menezes é o vice-presidente do Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense. O grupo foi criado no dia 24 de setembro, em Campos dos Goytacazes. A segunda sessão ocorreu em Itaperuna, no dia 22 de outubro.

Na oportunidade, Sinei dos Santos Menezes falou sobre a crise hídrica, sobre as cheias do Rio Muriaé, defendendo o Canal Extravasor do Noroeste; sobre o projeto do Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste; sobre a garantia da safra de tomate em relação ao Município de São Jose de Ubá – que é um grande produtor da safra do tomate – defendendo os plantadores em relação a segurança do preço final do produto, e ainda  sobre uma nova divisão dos royalties do minério. “É uma briga essa nova divisão dos royalties de minério. “Nós que somos da região Noroeste sofremos com essa situação, como também sofre a região Norte. Muito importante esse assunto. Itaperuna vai ser diretamente atingida com essa situação. O minério que passa e vem para o Porto, como com tubulações e com mais de mil caminhões/dia que irão passar pela cidade. Com esse excesso, transtornos virão. Vamos ter uma dificuldade em manter a nossa malha rodoviária, seja na BR-356 que corta nossa cidade, seja na nossa via urbana. Que isso possa ser uma pauta desse Parlamento e vamos brigar para que a nossa região também possa receber com uma nova divisão dos royalties de minério. Esse parlamento vai trazer frutos para a região aonde vamos nos fortalecer junto aos 22 municípios que fazem parte desse Parlamento”, disse Sinei dos Santos Menezes, que também ocupa o cargo de vice-presidente do Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense.
 
O Projeto de Lei (PL) 1440/2021 é de autoria do ex-deputado federal e atual prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD). Ele visa mudar a classificação dos municípios. O projeto também cria um fundo de desenvolvimento, a ser constituído por recursos de doações, contribuições, financiamentos e de outras origens, visando ajudar principalmente a agricultura.
 
Participaram da sessão os deputados federais Clarissa Garotinho (Pros-RJ), Felício Laterça (PSL-RJ), relator da comissão que trata do PL no Congresso, o presidente da Câmara de Vereadores de Itaperuna, Sinei Dos Santos Menezes (Sinei Torresmo), além de diversas autoridades das regiões Norte e Noroeste Fluminense, vereadores e lideranças regionais.
 
Macaé sediou a terceira sessão do Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense
 
“Temos cidades com três a cinco meses anuais de clima de savana”, informou Clarissa, justificando a mudança. Segundo ela, a cultura da cana caiu de 60 mil empregos nos anos 1980 para 6 mil atualmente.
 
Laterça defendeu inserir as cidades do grupo entre as contempladas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Embora não possamos fazê-lo por meio do PL, devemos tentar por outros meios, pois apesar do nome, já são incluídas nessa entidade cidades de Minas e Espírito Santo”.
 
Força política e proteção à mulher
O presidente do parlamento e também da Câmara de Campos dos Goytacazes, Fábio Ribeiro (PSD), lembrou que as regiões reúnem 22 cidades, 250 vereadores, quatro deputados estaduais e três federais. “Vamos somar essa força política para buscar um desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida da população”.A presidente do Legislativo de Bom Jesus do Itabapoana, Luciara Amil (Republicanos), foi nomeada Procuradora da Mulher do Parlamento Inter-Regional. Ela lamentou serem apenas 26 vereadoras entre o Norte e o Noroeste. “Precisamos montar uma Frente Parlamentar Feminina e elaborar um documento para reivindicar mais Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam)”.
 
Presidente do Legislativo de Bom Jesus do Itabapoana, Luciara Amil foi nomeada Procuradora da Mulher do Parlamento Inter-Regional

“Não é aceitável termos apenas uma Deam. Podemos ter outra em Itaperuna, onde já há até o local. Macaé também pode ter uma. Temos somente uma Patrulha Maria da Penha em Itaperuna, para oito municípios. A violência doméstica aumentou na pandemia. Precisamos proteger nossas mulheres e meninas”.

Também discursaram no evento o deputado Chico Machado (PSD) e o ex-prefeito macaense Riverton Mussi (PDT), além de os vereadores Reginaldo do Hospital (Podemos) e Edson Chiquini (PSD) e Sinei dos Santos Menezes (PSC), presidente da Câmara de Vereadores de Itaperuna..

Os municípios das duas regiões
As 22 cidades são: Macaé, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã, do Norte; e Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema e São José de Ubá, do Noroeste.

 
Parlamento Inter-Regional do Norte e Noroeste Fluminense
O presidente do Legislativo macaense, Cesinha (Pros), é o primeiro-secretário da Mesa Diretora. Os demais cargos da Mesa também são ocupados pelos líderes dos respectivos parlamentos. Na presidência está Fábio Ribeiro (PSD), de Campos. A vice-presidência é de Sinei Torresmo (PSC), de Itaperuna. Já a segunda secretaria está a cargo de Joel Enfermeiro (PSC), de Italva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *