(22) 9 9948-1737 contato@oitaperunense.com.br

Prefeitura de Itaperuna realiza vacinação antirrábica em mais de 7.000 animais durante campanha

Prefeitura de Itaperuna realiza vacinação antirrábica em mais de 7.000 animais durante campanha

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através do trabalho em equipe da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de imunizar a população de cães e gatos da zona urbana, promoveu no último sábado, 25, Campanha de Vacinação Antirrábica Animal.

Na oportunidade, as equipes formadas por técnicos dos respectivos setores estiveram fazendo a aplicação do imunizante contra a raiva animal, utilizando as UBS dos bairros, durante todo o dia.

Segundo Adriano Rodrigues de Azevedo, coordenador da CVAS, o diferencial desta vacinação, “foi a ampliação nos números de UBS abertas no sábado, facilitando o acesso da população, para que os tutores dos animais, ficassem mais próximos de suas residências, e assim assegurando maior comodidade aos cães e gatos”, diz.

A abertura dessas unidades de saúde, fez com que a vacinação tivesse uma dinâmica mais rápida no momento da vacinação, sem aglomeração e seguindo todos dos protocolos neste momento de pandemia. Parcialmente foram vacinados 5.929 cães e 1.569 gatos, porém, estes resultados são das conferências preliminares.

“Na ação, contamos com agentes de endemias, médicos veterinários, enfermeiros de suas respectivas UBS, acadêmicos do curso de Veterinária da UNIG Campus – V, entre outros profissionais de apoio, contabilizando 140 profissionais, no total. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os profissionais envolvidos, que prontamente estiveram presentes no sábado, atendendo com satisfação os animais e seus tutores. Muito obrigado a todos”, finaliza Adriano.

A RAIVA É UMA DOENÇA MORTAL

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

A melhor forma de prevenção contra a raiva animal, que pode ser transmitida para humanos, é vacinação dos animais. Se acidentalmente a pessoa for mordida ou arranhada por algum animal, ou teve contato com animais andarilhos, desconhecido de dono ou silvestres, as recomendações indicam que a pessoa deva lavar com água e sabão, imediatamente e abundantemente o local da lesão, e com a maior urgência possível, procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.

De modo geral, animais com suspeitas de raiva se mostram agressivos (tanto com pessoas, como com objetos), arredios, procurando locais escuros, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte.

ATENÇÃO PARA A RETIRADA DE VACINA ANTIRRÁBICA ANIMAL

Caso a pessoa não tenha conseguido levar o animal para ser vacinado no dia da campanha, a vacina estará disponível no Setor de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h no seguinte endereço: Rua Benedito Nicolau, 828, São Mateus (antiga Fábrica de Remédios). É preciso levar isopor com gelo, para o transporte da vacina.

VACINAÇÃO – DISTRITOS

16 DE OUTUBRO: 9h às 16h – UBS Retiro, UBS Venâncio, UBS Raposo

23 DE OUTUBRO:  9h às 16h – UBS Aré, UBS Penha, UBS Boa Ventura, UBS Córrego da Chica

Ainda serão definidas as datas para as vacinações nas localidades do Avahy, Itajara, São Sebastião do Alto e demais localidades prioritárias.

Com informações: DECOM/taperuna/RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up