(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

Itaperuna: Centro de Saúde Dr. Raul Travassos foi palco da Ação De Prevenção ao Câncer de Boca

Itaperuna: Centro de Saúde Dr. Raul Travassos foi palco da Ação De Prevenção ao Câncer de Boca

Prefeito Alfredão; Adriana Levone, secretária Municipal de Saúde; Daniela Esquerdo, coordenadora do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e Aline Rocha Tinoco, coordenadora da Saúde Bucal  no evento promovido pela SMS de Itaperuna

Em Itaperuna, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, participou de ação referente à prevenção ao câncer de boca. O evento, realizado no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, contou com as presenças de Adriana Levone, secretária Municipal de Saúde; Daniela Esquerdo, coordenadora do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos; Aline Rocha Tinoco, coordenadora da Saúde Bucal; membros da equipe de Odontologia; demais autoridades e convidados.

De acordo com o prefeito Alfredão, todas as ações e campanhas de prevenção, são muito importantes e precisam se multiplicar junto à população.

“Todas as campanhas e ações que envolvem assuntos relacionados à prevenção são muito importantes. Entendo que essas ações precisam se multiplicar e chegar cada vez mais, a nossa população. Vamos ajudar na divulgação, falando com os vizinhos, amigos e familiares. Precisamos checar a nossa saúde sempre e trabalhar com a prevenção”, reforça o prefeito.

A secretária Adriana Levone parabenizou à equipe do Departamento Municipal de Odontologia, que vem realizando importante trabalho.

“Nós precisamos parabenizar a todos os profissionais da Odontologia, que vem realizando importante trabalho em nosso município. Estamos trabalhando diariamente buscando o melhor para a nossa população e, como mencionou o prefeito Alfredão, é preciso que todos tenham a consciência de que é importante cuidar da saúde, e agir preventivamente”, reforça Adriana.

SAIBA MAIS

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de boca pode aparecer nos lábios, língua, bochechas, céu da boca, entre outros locais da boca. No estágio inicial, pode ser confundido com aftas.

Os sintomas começam a se manifestar com a evolução da doença, como úlceras que não cicatrizam, dor, crescimento da lesão e sangramento. A depender do curso e estágio da doença, as pessoas afetadas podem ter comprometimento de áreas da face, necessidade de cirurgia mais invasiva, eventual perda de dentes, rouquidão, dificuldade para engolir, entre outras consequências. 

Os principais fatores de risco envolvem o consumo de tabaco (cigarro, narguilé, cachimbos, charutos), de bebidas alcoólicas em excesso, exposição ao sol na região dos lábios sem proteção e infecção por HPV. Caso o paciente identifique qualquer sintoma da doença, deve procurar atendimento médico-odontológico. 

Decom, com informações do Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *