(22) 9 9948-1737 contato@oitaperunense.com.br

CVAS intensifica ações informativas e educacionais em Itaperuna

CVAS intensifica ações informativas e educacionais em Itaperuna

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), vem intensificando as ações informativas e educacionais referentes ao combate do mosquito Aedes aegypti, no município. Cerca de 20 agentes comunitários de endemias participaram de uma ação na Feira Livre no último sábado, 02, em referência ao Dia D Municipal de Combate ao Aedes aegypti.

Na ocasião, os profissionais de saúde fizeram um trabalho de conscientização junto à população frequentadora do espaço. Durante a abordagem, os agentes conversaram com as pessoas, passando mensagens educativas de como se prevenir da proliferação das larvas do mosquito. Houve ainda caminhada nas ruas adjacentes, quando foram distribuídos panfletos informativos.

Marcelo Ferreira, secretário Municipal de Saúde, participou da ação e parabenizou os agentes pela iniciativa. “Precisamos estar atentos ao Verão; e as ações de mobilização e combate ao Aedes aegypti na Primavera é uma estratégia da nossa equipe. Como a temperatura vem aumentando gradativamente e ocorrendo chuvas, que podem acumular água e servir de criadouro para as larvas, precisamos intensificar as ações de mobilização contra o mosquito”, complementa o secretário.

Segundo Alexander Moraes, supervisor de campo, a grande dificuldade dos agentes neste momento, são os protocolos de distanciamentos social implantado durante o período de pandemia de Covid-19. “De forma que os agentes não estão adentrando às residências, só estão fazendo o trabalho em peridomicílio, como a vistoria nos quintais, eliminação de depósitos com água parada, tratamento de caixas de água destampada, além de mensagem educativa junto ao morador. Precisamos que todos façam a sua parte”, diz o supervisor.

CVAS RECOMENDA

Durante a Primavera, estação onde ocorrem mudanças de clima, entre chuvas e aumento de temperaturas, é preciso entender que se torna um momento favorável à proliferação das larvas do mosquito. Por isso se faz necessário eliminar todas as possibilidades de proliferação do mosquito. Pelo menos em um dia da semana, dedique 10 minutos do seu tempo e inspecione seu quintal em busca de possíveis focos.

Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika? Para garantir a saúde da sua família basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o mosquito precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo, para a fase adulta.

DICAS DE PREVENÇÃO – Tampar os tonéis e caixas d’água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; tampar as lixeiras; limpar os ralos e colocar tela; manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

Com informações: DECOM/Itaperuna/RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up