(22) 9 9948-1737 contato@oitaperunense.com.br

REGIÃO NOROESTE: PRINCIPAIS PROBLEMAS MAPEADOS PELA ALERJ SÃO DE INFRAESTRUTURA ELÉTRICA E DE ENCHENTES

“Ouvimos as demandas locais de diversas categorias e autoridades dos 13 municípios para ampliar o debate sobre investimentos estruturantes dentro do Fundo Soberano”, afirmou o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano

Investimentos em infraestrutura para resolver os crônicos problemas de energia elétrica e das enchentes dos rios Muriaé e Pomba que castigam a Região Noroeste Fluminense, além da melhoria de rodovias e estradas vicinais, são algumas das prioridades apontadas no debate sobre o Fundo Soberano, que reuniu prefeitos, vereadores, lideranças empresariais e demais representantes da sociedade civil, realizado nesta sexta-feira (3), no Teatro Sesi-Firjan de Itaperuna. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), destacou a importância de ouvir as demandas regionais para direcionar investimentos em projetos estruturantes que possam alavancar o desenvolvimento econômico e social numa das regiões menos populosas do estado.

Noroeste Fluminense: Secretário de Governo, Murillo Gouvêa se reúne com presidente da Alerj, André Ceciliano e lideranças da região

Secretário de Governo, Murillo Gouvêa recebendo o presidente da Alerj, André Ceciliano, o vice, Jair Bittencourt junto a lideranças da região Noroeste Fluminense

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e deputado estadual, André Ceciliano (PT) foi recebido na noite de quinta-feira (2) em um jantar de confraternização na casa do secretário de Governo de Itaperuna, Murillo Gouvêa, junto do prefeito da cidade, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o ‘Alfredão’. O encontro contou com a presença de vários prefeitos e líderes do Noroeste Fluminense, além do vice-presidente da Alerj, deputado estadual Jair Bittencourt (PP).

FUNDO SOBERANO: INVESTIMENTOS EM ENERGIA E LOGÍSTICA SÃO AS PRINCIPAIS DEMANDAS DE EMPRESÁRIOS DO NOROESTE DO ESTADO

Investimentos em energia e logística são as principais demandas de empresários do Noroeste

Melhoria do fornecimento de energia elétrica, asfaltamento de estradas e oferta de formação profissionais foram as principais demandas apresentadas por empresários da Região Noroeste no encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT). A reunião com o objetivo de discutir o Fundo Soberano foi realizada, nesta quinta-feira (2), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em Itaperuna.

Estado do Rio registra recorde de aberturas de empresas em novembro

O Estado do Rio de Janeiro registrou, em novembro, mais um recorde no registro de aberturas de empresas. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Jucerja), 5.699 novos negócios foram constituídos no período. Esse é o melhor número do mês dos últimos 20 anos, confirmando a retomada da economia fluminense e os esforços do governo Cláudio Castro em instituir um ambiente de negócios favorável no estado.

Covid-19: 90% dos adultos brasileiros já tomaram a 1ª dose da vacina

Ao todo, 159,3 milhões iniciaram o ciclo vacinal contra a doença

O Ministério da Saúde informou hoje que o número de pessoas aptas a receberem o imunizante corresponde a 177 milhões de brasileiros. Ao todo, 159,3 milhões tomaram a primeira dose da vacina. Até o momento, mais de 372,5 milhões de doses foram distribuídas aos 26 estados e Distrito Federal.

RJ: Pagamento de novembro vai ser antecipado para amanhã

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai quitar, antecipadamente, nesta sexta-feira (3), os salários de novembro para 464.465 servidores ativos, inativos e pensionistas. O valor líquido da folha de novembro é de R$ 1,84 bilhão. Os depósitos serão efetuados ao longo do dia, mesmo após o término do expediente bancário. Esta é a 13ª vez, desde que o governador Cláudio Castro (foto) assumiu o comando do estado, que o pagamento é feito de forma antecipada, antes do décimo dia útil, conforme prevê o calendário oficial.

SAÚDE: PREFEITURA DE ITAPERUNA REFORÇA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O “DEZEMBRO VERMELHO”

“Dezembro Vermelho” terá uma série de programação oferecido pela Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, junto a Coordenação do Programa IST/AIDS deu início nesta quarta-feira (1º), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, nas dependências do Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, a Campanha “Dezembro Vermelho”, que marca o calendário como período que reforça a conscientização e a prevenção contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  De acordo com a coordenadora do Programa IST/AIDS, Débora Hypólito as UBS do Município vão trabalhar em conjunto com o Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, reforçando e ajudando na conscientização e realização de testes rápidos, com segurança e com sigilo absoluto e com resultado em até 15min. “Nossa equipe trabalha com ética. As pessoas não precisam ficar com medo de se expor. O teste é muito importante. Quanto mais cedo diagnosticar, mais cedo você começa o tratamento”, completa a coordenadora.

Itaperuna/RJ: Firjan Noroeste Fluminense recebe Alerj para debate sobre a implementação do Fundo Soberano

Em encontro reservado em Itaperuna, sede regional vai contribuir com estudos e projetos a serem desenvolvidos na região. Fundo funciona como uma poupança com recursos dos excedentes dos royalties

Amanhã, quinta-feira (2), representantes da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) desembarcam em Itaperuna e seguem direto para a sede da Firjan Noroeste Fluminense. Este será o primeiro dos dois encontros previstos na região – o segundo será na sexta-feira, dia 3, no Teatro Firjan SESI -, no qual os deputados vão se reunir com empresários e conselheiros da federação para discutir o Fundo Soberano do Estado, uma poupança com recursos excedentes dos royalties, a ser aplicada em projetos estruturantes que atraiam novos investimentos e diversifiquem a cadeia produtiva da região.

Única representante do Rio, produtora de Campos narra os marcos da escravidão em documentário do Sesc Brasil

Filme apresenta histórias de protagonismo dos negros campistas na luta pela abolição, e contesta a tese de que Campos foi a última cidade a abolir a escravidão   

Entre as lendas ainda presentes na historiografia campista, uma delas causa um incômodo especial entre estudiosos: a de que Campos foi a última cidade do Brasil e abolir a escravidão. Esta e outras questões – incluindo marcos escravagistas pouco valorizados pela população e pelo poder público – estão no cerne do documentário “Memória e resistência afrodiaspórica em Campos dos Goytacazes”, um projeto do SESC Brasil realizado em várias cidades brasileiras, e que teve como única representante fluminense a produtora campista Arco. O projeto faz parte das comemorações pelo Mês da Consciência Negra.  

PRESIDENTE DA ALERJ É HOMENAGEADO PELO TRE-RJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (foto), do PT, foi um dos 19 homenageados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) com a Medalha do Mérito Eleitoral, entregue na segunda-feira (29) em solenidade realizada no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ). A condecoração é concedida desde 1997 aos profissionais que se destacam pelo relevante serviço prestado à Justiça Eleitoral ou à cultura jurídica. No caso de Ceciliano e do governador Cláudio Castro, também condecorado, o reconhecimento é devido à aprovação e sanção da Lei 9.412/21, que isenta mesários de taxas de concursos públicos para cargos da Administração Estadual.