(22) 9 9948-1737 oitaperunense@yahoo.com

ALERJ VAI AO STF CONTRA LEI FEDERAL QUE BENEFICIA TERMELÉTRICAS EM OUTROS ESTADOS COM PREJUÍZO PARA O RIO

Para Ceciliano, a medida não leva em conta que o Rio de Janeiro produz 68,66% de todo o gás natural extraído no Brasil

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado André Ceciliano (PT), ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) – por meio da Procuradoria da Casa – Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a proposta do Governo federal de investir em termelétricas no Nordeste e no Centro-Oeste. Para viabilizar as usinas, será necessário construir uma rede de milhares de quilômetros de gasodutos que levariam o insumo dos poços do pré-sal, no Sudeste, para outras regiões do país.

Genial/Qaest: Cláudio Castro passa à frente e já tem 25% contra 18% de Freixo ao Governo do Rio

Os números da Genial/Quaest de maio mostram, pela primeira vez, o governador  Claudio Castro na liderança da disputa eleitoral do Rio de Janeiro fora da margem de erro. Se a eleição fosse hoje, Castro teria 25% contra 18% do deputado Marcelo Freixo no 1º turno.

Aulas gratuitas para vestibular e concurso público em Itaperuna

Aulas vão acontecer de segunda a quinta-feira, na FUNITA no turno da noite. A duração é de três meses e as aulas acontecem das 19h às 22h

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está com as inscrições abertas para o NEP (Núcleo de Educação Popular), que vai oferecer aulas gratuitas de Português e Matemática para a população em geral, que tenha o Ensino Médio completo ou cursando o 3º ano. Dentre os objetivos do NEP, proporcionar um ambiente de ensino, para aqueles que desejam prestar concursos públicos, ENEM, vestibulares e para aqueles que queiram apenas um “reforço” nas matérias aplicadas.

Apoio do Parlamento à UERJ é destaque em debate sobre assistência estudantil

As ações do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), em apoio à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foram destaque em um debate promovido, na quinta (12), pelo diretório acadêmico do curso de Direito da instituição. Com o tema “Autonomia universitária e políticas de assistência e permanência estudantil”, o evento fez parte da recepção aos calouros do curso e lotou um auditório no campus do Maracanã com mais de 200 pessoas, entre membros da comunidade acadêmica e líderes estudantis.

Lei que amplia prevenção de câncer em mulheres pelo SUS é sancionada

Norma entra em vigor em 6 meses

Foi sancionada, nesta semana, a Lei nº 14.335 que amplia a prevenção, a detecção e o tratamento dos cânceres de colo uterino, de mama e colorretal em mulheres. Mulheres a partir da puberdade terão direito a fazer os exames mamografia, citopatologia e colonoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, esses procedimentos eram oferecidos para mulheres a partir de 40 anos.

Itaperuna: Cobertura de APS passou de 62% para 75% da população do Município

Adriana Levone, secretária Municipal de Saúde da PMI/arquivo

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a ordenadora das ações e serviços na área de Saúde, ou seja, é a porta de entrada principal do usuário ao SUS.  A APS é geralmente o primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida.

PRÉ-CANDIDATOS PODEM INICIAR VAQUINHA VIRTUAL A PARTIR DE DOMINGO

Pedido de votos e propaganda eleitoral antecipada não serão permitidos

A partir de domingo (15), os pré-candidatos que vão disputar as eleições de outubro estão autorizados a realizar campanha prévia de financiamento coletivo, modalidade conhecida como vaquinha virtual ou crowdfunding. Pelas regras eleitorais, a arrecadação será feita por empresas especializadas que foram cadastradas previamente na Justiça Eleitoral.

Sancionada lei que regulamenta bula de remédio digital no Brasil

Laboratórios deverão inserir um QR Code nas embalagens

A partir desta quinta-feira (12) os laboratórios farmacêuticos deverão inserir um QR Code nas embalagens dos medicamentos para acesso à versão digital da bula, com informações sobre a sua composição, utilidade, dosagens e as suas contraindicações. A mudança, publicada hoje no Diário Oficial da União, vai permitir, por exemplo, a transformação, por meio do aplicativo adequado, do texto em áudio, o que trará acessibilidade às pessoas com deficiência e analfabetos. O QR Code também poderá direcionar o público para links e outros documentos explicativos sobre o produto.

RJ: Atendimento de mulheres vítimas de violência por intérprete de Libras do sexo feminino

Cláudio Castro sancionou lei que determina a presença dessas profissionais em órgãos públicos estaduais, assegurando acolhimento a mulheres surdas

O governador Cláudio Castro tirou do papel mais uma medida para ampliar as ações de acessibilidade no Estado do Rio de Janeiro. Ele sancionou a Lei 9.676/22, para que órgãos públicos estaduais que atuam no acolhimento, encaminhamento, denúncia e monitoramento de mulheres vítimas de violência tenham, preferencialmente, intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras do sexo feminino. O texto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (12).

Energia Solar: Até 2023, cerca de 15 usinas fotovoltaicas serão instaladas em diferentes regiões do Estado do RJ

Empresa Atua Energia vai investir em diferentes regiões do Rio de Janeiro 150 milhões de reais em energia solar

A Atua Energia investirá R$ 150 milhões em projetos de energia solar no Estado do Rio de Janeiro. Em reunião com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, a empresa informou que os investimentos serão realizados em diferentes regiões do estado, até 2023, em cerca de 15 usinas de geração fotovoltaica, que terão capacidade de gerar, quando instaladas, 30 megawatts-pico (MWp).